Câmara quer comissões após carnaval

Foto: Agência Câmara

Câmara Federal: megabloco governista levou a maioria das comissões permanentes.

No loteamento dos espaços de poder na Câmara, o megabloco governista – integrado por oito partidos e liderado pelo PT-PMDB -, ficou com o comando de 11 das 20 comissões permanentes da Casa. O PMDB comandará a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), principal comissão permanente da Casa e por onde passam todos os projetos de lei. Além da CCJ, o partido que elegeu a maior bancada vai também presidir a Comissão de Educação e a Comissão de Viação e Transportes.

A distribuição das 20 comissões entre as bancadas partidárias foi feita em reunião dos líderes partidários com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Até terça-feira da próxima semana, os líderes partidários indicarão os deputados de seus partidos que deverão ocupar as presidências das comissões escolhidas hoje. ?Vamos começar após o carnaval com as comissões instaladas. Estamos em ritmo apropriado?, afirmou Chinaglia.

A distribuição das presidências das comissões é feita proporcionalmente ao tamanho das bancadas. A ordem de escolha também segue o tamanho das bancadas. As maiores escolhem em primeiro lugar. A indicação dos nomes, porém, será outra novela. Pois em sua campanha, aliados de Chinaglia teriam negociado a presidência de várias comissões com mais de um segmento do PMDB, por exemplo.

O PT, segunda maior bancada, também ficou com o comando de três comissões. Os petistas vão presidir a comissão de Finanças e Tributação, comissão de Desenvolvimento Urbano e a comissão de Direitos Humanos. PSDB também terá três presidências: a da comissão de Ciência e Tecnologia, a de Meio Ambiente e a de Segurança Pública.

De acordo com a tradição, o PFL vai comandar a comissão de Agricultura. Também caberá a um pefelista a presidência da comissão de Seguridade Social. O PP vai presidir a comissão de Minas e Energia e a comissão de Fiscalização Financeira e Controle. O PR ficou com a comissão de Desenvolvimento Econômico o PDT vai presidir a comissão de Relações Exteriores e coube ao PPS, a presidência da comissão de Defesa do Consumidor.

O PTB vai presidir a comissão do Trabalho, o PSB vai indicar a presidência da comissão de Turismo e Desporto e a da Amazônia vai ser comandada pelo PSB ou do PCdoB. O PSC comandará a comissão de Legislação Participativa.

Voltar ao topo