Boca a boca espalhou boato sobre Bolsa Família no MA

Um dos Estados com mais beneficiários no programa Bolsa Família – por volta de 15 mil – e com o mais baixo com baixo índice de acesso à rede mundial de computadores – apenas 17% dos maranhenses -, a informação de que o programa Bolsa Família poderia ser extinto se proliferou por meio de comentários boca a boca. Por causa do boato, 13 agências da Caixa na capital e no interior foram depredadas no domingo. A Polícia Militar foi acionada para tentar conter a multidão e a Polícia Federal está investigando o caso.

Beneficiários do programa federal souberam dos boatos por meio de vizinhos, parentes e amigos. Nenhum citou redes sociais ou e-mails como fonte. Este foi o caso da dona de casa Maria da Silva, moradora da zona rural de São Luís, que soube por uma vizinha que o programa seria extinto, por isso foi a uma agência da Caixa no último domingo, 19. “Ouvi gente dizendo que recebeu e que tinha ido ao banco e que havia dinheiro. Mas não consegui nem ver nada porque o banco havia sido destruído e foi um grande tumulto”, disse.

Outra beneficiária do Bolsa Família em São Luís, Katiane Ramos disse que ouviu diversas versões. “Tem gente que dizia que viu na televisão a presidente Dilma afirmando que não ia existir mais o Bolsa Família, porque era necessário cortar gastos para fazer dinheiro para a compra do mundo. Também teve gente que disse que houve engano da Caixa, e que havia sido liberado dinheiro a mais nas contas”, afirmou.

O boato de que um bônus seria distribuído para as mães também se espalhou no Maranhão. “Minha mãe soube por um vizinho que era um valor igual ao salário mínimo, e que estaria disponível para saque até domingo”, contou Maria de Jesus Ferreira, moradora da Vila Isabel Cafeteira, um dos bairros mais pobres da capital do Maranhão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna