Dia seguinte

Beto cobra mais atenção e recursos do Estado

O trabalho continua. O slogan da campanha de reeleição do prefeito Beto Richa (PSDB) foi levado ao pé da letra pelo tucano que, na manhã de ontem, no dia seguinte de sua reeleição com votação recorde (778.514 votos), já voltou a seu gabinete e despachou como em um dia de trabalho comum, trabalho que só foi atrapalhado pelas inúmeras solicitações de entrevistas por veículos de comunicação de todo o País.

O prefeito Beto Richa disse que a pressa em retomar o trabalho deve-se às restrições da legislação eleitoral que, nos últimos 90 dias, impediu a inauguração de obras.

Garantindo que a cidade não ficou parada neste período, Beto Richa anunciou que neste mês será entregue à população o Clube da Gente do Bairro Novo, um complexo esportivo com piscinas públicas, e garantiu que até o final do ano entra em funcionamento a Linha Verde, o novo corredor de transporte coletivo da cidade. “Vamos continuar com o mesmo entusiasmo e motivação desta gestão.”

O prefeito aposta na manutenção do bom relacionamento com a União. “Vamos manter a parceria de sucesso que desenvolvemos até aqui”, disse. Ele espera uma relação de respeito entre a prefeitura e o governo do Estado.

“Sempre estive disposto a conversar com o governador. Acho que Curitiba tem um importante papel na economia do Paraná e tem o direito de receber recursos do Estado para os seus projetos”, disse.

Beto Richa foi reeleito com 77,27% dos votos válidos, a maior votação já obtida por um prefeito na capital. A segunda colocada foi Gleisi Hoffmann (PT), com 18,17%. Carlos Moreira (PMDB) teve 1,9%; Maurício Furtado (PV), 0,88%; Ricardo Gomyde (PCdoB) 0,71%; Fábio Camargo (PTB), 0,53%; Bruno Meirinho (PSOL), 0,44% e Lauro Rodrigues (PTdoB), 0,09%.

Entre os prefeitos eleitos nas capitais, Beto foi, proporcionalmente, o segundo mais votado, atrás apenas do prefeito eleito de Maceió, Cícero Almeida (PP), que teve 81,49% dos votos válidos.

“Foi um resultado fantástico, que nos enche de orgulho, mas, ao mesmo tempo, aumenta a nossa responsabilidade na condução dos destinos da cidade”, afirmou. De acordo com o prefeito, o resultado da eleição foi fruto de uma combinação de diferentes fatores.

Além das obras, ele citou a realização periódica de audiências públicas nos bairros, o rigor na aplicação dos recursos públicos e a visão humana da administração. “Fomos construindo pouco a pouco nestes quatro anos uma sólida relação de confiança com a população”, declarou.

Apesar de os mais de 770 mil votos obtidos na capital já o permitirem largar com mais de 10% numa eventual eleição para o governo do estado, Beto Richa não quis comentar a possibilidade. “Ainda é muito cedo para se falar em 2010. Eu faço política com muita tranqüilidade e sem obsessão por cargos”, declarou.

Por fim, o prefeito disse estar surpreso com o índice de renovação na Câmara Municipal (veja quadro abaixo) e que espera também um bom relacionamento com o legislativo municipal.

“Os partidos que fizeram parte da nossa coligação tiveram sucesso na eleição e isso nos garante uma bancada com ampla maioria. Mas a parceria entre o executivo e legislativo deve ficar acima das questões partidárias, porque é importante para a gestão da cidade”, afirmou.