Petróleo e transporte foram destaque do primeiro trimestre do ano

Brasília – Os setores de refino de petróleo, equipamentos de transporte, veículos automotores, material eletrônico e de comunicação, farmacêutico e equipamentos hospitalares apresentaram os maiores índices de crescimento da produção nos três primeiros meses do ano em comparação ao último trimestre de 2005.

Os números constam dos indicadores divulgados hoje (9) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Já os setores do álcool, móveis, calçados, vestuário, madeira apresentaram os maiores recuos, de acordo com a CNI. O índice pode variar entre 0 e 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam aumento da produção e valores abaixo, recuo.

"Todos os setores que apresentaram crescimento da produção são produzidos por grandes empresas, enquanto os que recuaram, são fabricados por médias e pequenas empresas", ressaltou gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, o economista Carlos Castelo Branco.

Sendo ele, esse fato ocorre, em relação às grandes empresas, por conta das exportações e aos longos contratos com os fornecedores. "Quantos às pequenas e médias empresas a ausência de demanda ou competição acirrada do mercado interno explicam a redução da produção", disse.

Voltar ao topo