Personalizar com condimentos

Uma pitada aqui, algumas gotas ali e tudo se transforma. E o que poderia ser um prato comum agrega sabor e ganha assinatura própria, graças à sensibilidade de utilizar um condimento especial, o fator diferencial daquele momento.

Condimento, um ingrediente adicionado à comida para melhorar ou intensificar seu sabor ou aroma, tanto em pratos salgados quanto em doces. Alguns dos mais utilizados são as ervas (orégano, salsinha, manjericão…), as especiarias (cravo, canela, noz-moscada…), os condimentos preparados (mostarda, shoyu, molho inglês…), os vinagres (de uva, de maçã, balsâmico…) e, é claro, o mais comum de todos, o sal. Por marcar o sabor acentuado, recomenda-se o uso com moderação, para não superar o paladar inicial do ingrediente principal.

Como nessa receita de Atum com crosta de gergelim com yakimeshi colorido ao molho de geléia de gengibre e limão, de autoria de Daniel Hirata, chef do restaurante Mori Sushi (São Paulo) a pedido da Queensberry. As sementes de gergelim completam o prato japonês, que tem o agridoce da geléia de gengibre e limão na finalização. Utilizando o mesmo peixe mal passado, utiliza-se o coentro em grão e as ervas picadas para a combinação final do Atum grelhado ao vinagrete de tomate com ervas também com ótimo resultado, valorizando o sabor especial da carne do atum. E tão bem se dão os peixes com os condimentos, que o Hotel Deville Express Guaíra tem no Pintado na telha um dos seus pratos principais do cardápio. As postas de peixe ganham o tempero de salsinha, dendê, açafrão, aji-no-moto e mais ervas e vão para o forno sobre a telha. Difícil deixar de escapar um suspiro.

Os árabes costumam fazer e consumir o Babaghanoug, uma deliciosa pasta de berinjela assada e amassada e condimentada com óleo de gergelim, servida com pão árabe e azeite de oliva, conforme recomendação da chef Vaneska Berçani, do restaurante Velho Oriente. Os orientais, mas lá do outro lado da Ásia, costumam utilizar o shoyu como tempero em alguns de seus pratos. E o efeito é mesmo muito interessante, como é possível constatar nessa sugestão de Fígado à chinesa, fácil e prático de fazer para incrementar uma refeição.

Uma combinação inigualável é a do molho branco com a noz-moscada. Faz uma enorme diferença, conforme se pode constatar nessa receita de Lasanha aos 4 queijos, da Tirolez Queijos. Seguindo o mesmo padrão, a noz-moscada complementa o sabor dos queijos e do creme de leite na Torta folhada de queijo, criação do Centro de Culinária Arosa para a utilização de sua massa folhada.

Já no Wrap´s misto gourmet, outra produção da Queensberry, utiliza-se o shoyu com a páprica picante, em recheio que tem ainda cogumelos shiitake e ricota, com um agridoce de geléia. E para não faltar canela na relação, uma interessante idéia para um lanche são os Muffins de banana, concebidos pela Culinária Unilever. Leves e saborosos, completam qualquer lanche com galhardia.

Bom apetite!

Atum com crosta de gergelim com yakimeshi colorido ao molho de geléia de gengibre e limão

Por Daniel Hirata, chef do restaurante Mori Sushi (São Paulo)

Ingredientes:

Atum com crosta

350 g lombo de atum

10 g de gergelim branco e preto

Óleo de gergelim o quanto baste

Yakimeshi de camarão

2 ovos

óleo de gergelim o quanto baste

1 dente de alho picado

50 g de camarão sem casca

10 g de nirá

10 g de ervilha           

10 g de cenoura picada

10 g de shiitake picado

100 g de shiro gohan (arroz branco cozido)

Salsa crespa a gosto

Hondashi (tempero a base de peixe) a go,sto

Sal e pimenta a gosto

Finalização

<,p>1 pedaço médio de gengibre

Óleo para fritar

2 colheres (sopa) de geléia de gengibre e limão Queensberry

1 flor comestível

Preparo

Atum com crosta

Tempere o lombo de atum com sal e passe um dos lados no gergelim. Sele em uma frigideira, com um pouco de óleo de gergelim, os quatro lados do peixe. Reserve.

Yakimeshi de camarão

Em uma frigideira wok, faça os ovos mexidos e reserve em um prato. Na mesma frigideira, em fogo alto, com um pouco de óleo de gergelim, refogue o alho e acrescente os camarões. Cozinhe-os rapidamente. Acrescente o nirá, a ervilha, a cenoura e o shiitake e continue refogando até que fiquem cozidos, mas ainda crocantes. Junte o arroz e os ovos mexidos, misture e tempere a gosto, com a salsa, o hondashi, sal e pimenta.

Finalização

Corte o gengibre o mais fino possível, em seguida frite. Coloque-o sobre a geléia de gengibre e limão, no centro do prato. Ao lado, disponha o yakimeshi de camarão. Por cima coloque o atum cortado em pedaços. Decore com nirá e com a flor comestível.

Rendimento: 1 porção.

Queensberry (Kiviks Marknad)
SAC (11) 6875-4001
Site: www.kiviks.com.br

Atum grelhado ao vinagrete de tomate com ervas

Anacreon de Téos

Ingredientes:

500 g de posta de atum em uma só peça

5 tomates sem pele picados em cubos

2 dentes de alho picados

3 cebolas roxas pequenas

1 maço de ervas (coentro, erva-doce, salsa, tomilho, hortelã, sálvia e alecrim)

Folhas das ervas picadas

150 ml de azeite de oliva

70 ml de aceto balsâmico

coentro em grão

pimenta-do-reino moída na hora

páprica doce

Modo de fazer:

Aqueça 2 colheres (sopa) do azeite em uma frigideira e refogue o alho e a cebola. Acrescente os tomates e o maço de temperos devidamente amarrados para que não se misturem ao molho. Aguarde até que a água dos tomates se evapore. Tempere com sal, retire do fogo e junte o aceto balsâmico, o azeite de oliva, o coentro, as ervas picadas e a pimenta. Descarte o maço de tempero. Reserve.

Salgue e pincele os lados da peça de atum com uma mistura de azeite de oliva e páprica. Aqueça bem uma grelha e deixe selar o peixe de todos os lados, tendo o cuidado de deixar rosa o miolo.

Sirva com purê de cará ou de batata.

Rendimento: 4 porções.

Babaghanoug

Por Vaneska Berçani, chef do restaurante Velho Oriente

Andrea Paccini

Ingredientes:

250 g de berinjela (assada e descascada)

35 ml de tahine (molho de gergelim)

sal a gosto

alho amassado a gosto

suco de limão a gosto

Modo de preparo:

Grelhar as berinjelas com casca na chama do fogão, no forno ou na churrasqueira.

Descascar as berinjelas ainda quentes.

Misturar todos os temperos separadamente.

Temperar as berinjelas grelhadas.

Levar para gelar.

Servir com pão árabe e azeite de oliva.

Restaurante Velho Oriente
Avenida Água Verde, 1551 – Água Verde
Fone: (41) 3343-2007
Site: www.velhooriente.com.br

Fígado à chinesa

Ingredientes:

750 g de fígado de boi cortado em tiras finas

4 colheres (sopa) de óleo

12 cebolinhas verdes grandes cortadas em rodelas de 1 cm

1 xícara de cogumelos em fatias

2 col,heres (sopa) de vinho branco ,seco

2 colheres (sopa) de shoyu

1 colher (sopa) de vinagre

1 colher (chá) de açúcar

½ colher (chá) de gengibre ralado

2 colheres (sopa) de maisena

1 ¾ xícara de água

Cenoura em tiras para decorar

Marinada

1 colher (chá) de sal

½ colher (chá) de pimenta-do-reino

4 colheres (chá) de maisena

4 colheres (chá) de vinho branco seco

4 colheres (chá) de óleo

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes da marinada em uma tigela grande. Coloque o fígado fatiado, misture bem e deixe descansar por 10 minutos.

Esquente 3 colheres de óleo numa panela grande (ou wok) em fogo médio. Escorra o fígado e frite em fogo forte, mexendo sempre, até que todos os pedaços estejam dourados por igual. Retire da panela e reserve.

Esquente o óleo restante, adicione a cebolinha e o cogumelo e frite em fogo forte por 1 minuto.

Retire a panela do fogo e adicione o vinho, o shoyu, o vinagre, o açúcar e o gengibre.

Misture a maisena em um pouco de água e adicione lentamente a água restante.

Coloque a panela com o molho de cogumelo no fogo e deixe ferver, raspando bem o lado e os fundos com uma colher de pau. Adicione a mistura de maisena e o fígado e deixe ferver sem parar de mexer. Cozinhe em fogo brando por 2 minutos.

Sirva sobre arroz branco ou massa, decorando com a cenoura em tiras.

Rendimento: 5 porções.

Lasanha aos 4 queijos

Da Tirolez Queijos

Ingredientes:

Massa:

5 ovos

500 g de farinha de trigo

Molho branco:

6 colheres (sopa) de farinha de trigo

6 colheres (sopa) de manteiga

3 xícaras de leite

1 cebola pequena

1 cravo-da-índia

1 folha de louro

sal

pimenta-do-reino branca

noz-moscada

Montagem:

150 g de Queijo Gorgonzola Tirolez

300 g de Queijo Mussarela Tirolez em um só pedaço

200 g de Queijo Provolone Tirolez em um só pedaço

100 g de Queijo Parmesão Tirolez ralado

noz-moscada

pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Coloque a farinha em uma tigela. Acrescente os ovos e misture com um garfo para que os ingredientes comecem a se incorporar. Utilizando as mãos amasse bem para obter uma massa bem lisa. Se necessário, adicione um pouco mais de farinha, pois a massa não deve grudar nas mãos. Embrulhe a massa em filme plástico e deixe descansar por 1 hora.

Prepare o molho branco, colocando em uma panela a manteiga com a farinha de trigo, leve ao fogo baixo e misture os ingredientes com um batedor ou uma colher de pau. Assim que estiver bem misturado e começar a ferver, misture por mais um minuto e acrescente o leite aos poucos, misturando bem para não empelotar. Abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos. Espete a folha de louro com o cravo e espete novamente na cebola (descascada). Coloque na panela e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo baixo mexendo regularmente. Se engrossar muito coloque um pouco mais de leite. Tempere com pouco sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Passe por uma peneira e deixe esfriar. Para evitar que se forme uma crosta na superfície do molho, coloque um filme plástico encostado no molho ou misture o molho regularmente até esfriar.

Rale o provolone e a mussarela utilizando o lado grosso do ralador. Reserve.

Pique grosseiramente o gorgonzola e reserve.

Abra as tiras de massa em um cilindro com a espessura de 2 a 3 mm. Corte em retângulos de aproximadamente 18x8cm.

Ponha bastante água para ferver em uma panela e acrescente um pouco de sal. Prepare uma tigela com água fria e gelo. Estique 2 panos limpos sobre uma superfície lisa. Coloque as tiras de massa na água fervente por 1 a 2 minutos. Retire e coloque imediatamente na tigela com água e gelo para interromper o cozimento. Escorra e arrume sobre os panos para secarem.

Unte com a manteiga um refratário retangular de 30×40 cm. Regue com uma concha de molho branco. Salpique com um pouco de mussarela, provolone, gorgonzola e queijo parme,são. Arrume outra camada de tiras de massa e repita o processo ,até que terminem os ingredientes. A última camada dever ser de massa, coberta somente com molho branco e salpicada com queijo parmesão. Cubra e coloque na geladeira por 3 horas.

Pré-aqueça o forno a 200º e coloque a lasanha. Asse por cerca de 30 minutos. Sirva bem quente.

Rendimento: 5 porções.

Fone: 0800-552035
Site: www.tirolez.com.br

Muffins de banana

Da Culinária Unilever

Ingredientes:

1 ½ xícara de farinha de trigo

½ xícara de açúcar

1 colher (sopa) de fermento em pó

3 colheres (sopa) de creme vegetal Becel

1 ovo batido

1 xícara de Ades sabor vitamina de banana

farinha de trigo

½ colher (chá) de canela em pó

1 colher (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

Preaqueça o forno em temperatura média (180°C).

Unte e enfarinhe 10 fôrmas para muffins (7,5 cm de diâmetro). Reserve.

Em uma tigela, peneire juntos a farinha de trigo, o açúcar e o fermento. Junte o creme vegetal Becel, o ovo e o Ades sabor vitamina de banana e misture com uma colher até que a massa fique homogênea.

Distribua a massa nas fôrmas reservadas e leve-as ao forno por 20 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar.

Em uma tigela pequena, coloque a canela e o açúcar e misture. Reserve.

Desenforme os muffins e polvilhe sobre eles a mistura reservada. Sirva a seguir.

Se quiser, sirva os muffins acompanhados de geléia de goiaba ou ameixa em calda.

Rendimento: 10 porções.

Pintado na telha

Prato típico servido no Hotel Deville Express Guaíra

Ingredientes:

200 g de filé de pintado

3 pimentões verdes

6 tomates

1 maço de salsinha fresca

1 maço de cebolinha verde

1 copo de caldo de peixe

2 colheres (sopa) azeite de dendê

2 colheres (sopa) leite de coco

cebola, alho, açafrão, limão, vinagre (de vinho branco), aji-no-moto e sal a gosto

Modo de preparo:

Corte o filé de pintado em postas (pedaços) e tempere a gosto (sal, açafrão, limão e aji-no-moto). Deixe descansar por uma hora.

Pré-cozinhe com os ingredientes (pimentões, tomates, caldo maggi, azeite de dendê, leite de coco, cebola, alho frito, sal e vinagre).

Forre a telha com os ingredientes, em seguida coloque o peixe em postas e cubra com o restante dos ingredientes. Decore com salsinha, cebolinha e leve ao forno. Deixe assar por cinquenta minutos até ferver.

Acompanha arroz branco, pirão, pimenta vermelha e farofa de banana.

Batizar a telha

Ao usar a telha de barro pela primeira vez, é necessário encharcá-la, deixando-a “impermeável”. Passe óleo de cozinha nas partes internas da telha e leve ao forno quente por cinqüenta minutos, até a saturação da telha. Quando isto ocorrer, ela estará pronta para o cozimento.

Rendimento: 1 porção.

Torta folhada de queijo

Receita desenvolvida pelo Centro de Culinária Arosa

Ingredientes:

1 pacote de Massa Folhada Arosa Laminada 300g

2 colheres (sopa) de farinha de rosca

2 ovos inteiros

300 g de queijo prato ou mussarela

100 g de queijo parmesão ou provolone

100 g de ricota

1 xícara de creme de leite fresco morno

noz-moscada a gosto

sal (se necessário)

Preparo: 

Bata todos ,os ingredientes do recheio no ,liquidificador até obter uma pasta consistente.

Descongele a Massa Folhada Laminada Arosa conforme as instruções da embalagem.

Corte a massa em 3 tiras de 5 x 25 cm e 1 disco de 25 cm de diâmetro.

Coloque o disco em uma assadeira de 25 cm de diâmetro com fundo removível.

Com auxílio de um garfo, fure o fundo da torta.

Acomode as tiras de massa na lateral da assadeira, umedecendo as pontas para grudá-las.

Despeje o recheio sobre a torta e leve a geladeira por 20 minutos.

Asse em forno pré-aquecido (180ºC) por 45 a 55 minutos e desenforme quando estiver morna. Sirva em seguida.

Rendimento: 20 porções.

Centro de Culinária Arosa
www.arosa.com.br

Wrap´s misto gourmet

Produção Queensberry

Ingredientes:

3 xícaras de shiitake

2 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de shoyu

1 colher (chá) de páprica picante

sal a gosto

½ pote de Geléia & Condimento Gengibre com limão Queensberry

150 g de ricota picada

2 pães sírios grandes cortados ao meio no sentido horizontal

12 ramos de agrião

Modo de Preparo:

Refogue o shiitake no azeite e tempere com o shoyu, a páprica e o sal. Deixe esfriar.

Coloque no processador a Geléia & Condimento Gengibre com limão Queensberry e a ricota e bata até formar uma pasta.

Espalhe a pasta de ricota com geléia na parte de dentro de cada disco de pão sírio. Disponha o shiitake refogado e cubra com o agrião. Enrole o pão com o recheio e sirva.

Rendimento: 4 porções

Queensberry (Kiviks Marknad)
SAC (11) 6875-4001
Site: www.kiviks.com.br

Voltar ao topo