Paranaense conta como foi surfar a onda mais extensa do mundo

O paranaense Serginho Laus entrou para o Guinness World Records, o livro dos recordes, ao surfar na maior onda do mundo, a pororoca. Com 10,1 km de extensão e 33? e 15? em cima da prancha, ele realizou o sonho de qualquer surfista profissional e se tornou mundialmente conhecido.

E para relatar essa façanha, ele lança hoje (5 de abril) o livro ?Pororoca ? Surfando na Selva? (ed. Ediouro, 208 pág., R$ 44,90) e participa de um bate-papo com o público na Livrarias Curitiba Megatore do Shopping Curitiba. O evento começa às 19h e a entrada é franca.

Além de conhecer todas as pororocas do Brasil, Laus viaja de ponta a ponta o planeta para surfar as melhores e mais poderosas ondas do mundo. Mas o atleta não se limita a contar as aventuras da natureza. Em sua obra ele se dedica a explicar o que é a pororoca do ponto de vista científico, faz uma análise com a tsunami ? onda gigante gerada por distúrbios sísmicos que possui alto poder destrutivo quando chega à região costeira – e conta que o esporte também está ligado à preservação da natureza.

O livro ainda é enriquecido com ilustrações, mapas, desenhos e imagens clicadas por grandes fotógrafos do esporte. Quatro grandes nomes do surf assinam as apresentações e o prefácio do livro: Edinho Leite, Fábio Ekizian, Rico de Souza e Teco Padaratz.

Junto com a obra, o leitor ganha o DVD Poroc Poroc ? Surfando na Selva – uma produção da ONG Maré Amazônica com patrocínio do governo do estado do Amapá e apoio da Paraná Esporte. Com quase dez minutos, o DVD apresenta cenas de tirar o fôlego.

Ao mesmo tempo em que o telespectador assiste no documentário cenas inéditas do recordista mundial surfando a onda mais extensa que existe, uma série de mensagens importantes de educação ambiental são exibidas na tela. O DVD também reúne três clipes: Promo, Mascaret e Recorde 2 que são de prender a respiração ao retratar Laus e sua super prancha em ação. Há ainda o trailer do filme da pororoca francesa em Bordeaux; o segundo recorde de Laus – conquistado na praia da Macumba (RJ) na primavera de 2005 – e cenas de Laus com mais 41 surfistas deslizando em ondas impressionantes.

Voltar ao topo