Carbonizados

Vítimas de tragédia na BR-277 tinham passado o dia em Morretes

Anderson Luiz Cunha, e Gabriel Cunha, pai e filho, morreram queimados no acidente que aconteceu na BR-277 no começo da noite deste domingo (3), em Morretes, no Litoral do Paraná. A confirmação veio pelo irmão de Anderson, através do Facebook, na manhã desta segunda-feira (4). Além dos dois, a namorada de Anderson também morreu no acidente, mas ainda não foi identificada oficialmente.

Além dos três mortos, 15 pessoas ficaram feridas, três em estado gravíssimo. De acordo com o inspetor Martines, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um problema mecânico no freio do caminhão causou a tragédia. O motorista do caminhão, que sobreviveu, passou por dois exames de bafômetro que nada constataram.

LEIA MAIS:

Quarta vítima do acidente é o pai do bebê encontrado na BR-277

Motorista de caminhão irá para audiência de custódia nas próximas 24 horas

Hemepar pede doação de sangue para vítimas de acidente na BR-277

Conforme a família de Anderson, que trabalhava como operador de som na Associação Evangelizar, em Curitiba, os três foram até Morretes para passar o dia e almoçar. O casal e o garoto, que tinha 13 anos, estavam em um dos primeiros carros atingidos pelo caminhão.

Pelas redes sociais, logo depois da confirmação feita pelo irmão do homem, muitos amigos começaram a se manifestar com relação à tragédia. “Muito triste saber que alguém tão competente, amável e alegre, um dos mais excelentes sonoplastas do Paraná, nos deixa de uma forma tão trágica. Sinto-me privilegiada por ter desfrutado dessa amizade, de dias tão animados. E quanto carinho ele tinha pelo filho: O celular era recheado de fotos do Gabriel, sua maior ‘paixão’, como ele mesmo falava. E seu dia era repleto de histórias sobre o filho”, contou a jornalista Silvia Valim.

Socorro

A PRF confirmou que uma das vítimas estava em estado grave e foi transportada às pressas ao Hospital Evangélico, em Curitiba, referência no atendimento a queimados. Informações dão conta de que pelo menos outras cinco pessoas foram encaminhadas para atendimento em hospital de Paranaguá.

Seis guinchos também se dirigiram para o local do acidente. Segundo a PRF, as pistas foram totalmente liberadas, nos dois sentidos, por volta das 00h20 desta segunda-feira. O caminhão envolvido na tragédia, que permanece no acostamento, vai ser retirado durante o dia.

Mistério

Ainda no local do acidente, outra cena chamou muito a atenção dos policiais e dos socorristas. Um bebê foi encontrado com vida no meio do mato, próximo ao veículo em que pai e filho estavam mortos.

A suspeita inicial da PRF era de que o homem teria jogado o bebê para fora do carro para salvá-lo, mas conforme o inspetor, em entrevista ao Bom Dia Paraná, da RPCTV, a família de Anderson Cunha informou que o bebê não estava com eles. “Existe ainda a hipótese de este bebê ter tido a ‘sorte’ de ter sido abandonado exatamente no local do acidente. Lembrando que isso é uma hipótese”, relatou Martines.

A criança, com aproximadamente um mês, foi resgatado pelos policiais. O bebê foi colo,cado numa ambulância e levado ao Hospital Evangélico, em Curitiba. Apesar do susto e da forma em que foi encontrado, o bebê não tinha ferimentos aparentes. Depois de receber os devidos cuidados, ficará sob responsabilidade do Conselho Tutelar.

Foto: Daniel Castellano.

O acidente

O caminhão-tanque carregado com 43 mil litros de álcool anidro, que seguia sentido Paranaguá, perdeu os freios e tombou no quilômetro 33 da BR-277. A carga explodiu e, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), atingiu os outros veículos.

A PRF confirmou por volta das 21h30 que ao todo 13 veículos se envolveram no acidente, sendo 12 automóveis e mais o caminhão. O motorista do caminhão, que conseguiu escapar ao contrário das primeiras informações, foi encaminhado à delegacia onde vai prestar depoimento sobre o aconteceu, segundo a PRF.

Através do Facebook, o governador do Paraná, se manifestou e lamentou o acidente. “Minhas condolências e que Deus conforte as famílias e as vítimas desta triste fatalidade”, disse Beto Richa.