Vândalos destroem Memorial Italiano

O Memorial Italiano Casa Culpi, no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, está sendo depredado e pichado desde o ano passado. O local abriga um museu de antigüidades, oferece aulas de italiano, pintura, desenhos, teatro, entre outras ações culturais, e é aberto para visitas durante toda a semana. Vidros quebrados e portas e paredes pichadas se tornaram constantes no local desde o ano passado.

Segundo Elaine Troiano, uma das responsáveis pelo Memorial, as ações de depredação aconteciam de um dia para outro e não pararam, mesmo com o registro de queixa no 12.º Distrito Policial. “Já encontrei de tudo nos corredores laterais da casa. Desde garrafas de bebida, fezes e maconha. Fui até o distrito policial para que algo de concreto seja feito”, diz.

No final de 2003, após a realização de um mutirão, a casa foi revitalizada, ganhando nova pintura. Mas, logo no primeiro dia do ano, as pichações voltaram a aparecer. Segundo Elaine, a polícia prendeu dois meninos no local, mas que foram soltos no dia seguinte. “Um dos meninos era menor, então foi solto. Mas o outro também não permaneceu na polícia. Não sei mais para onde recorrer. Já solicitamos a presença de um guarda municipal, mas até agora não tivemos resposta, nem por parte da Fundação Cultural de Curitiba”, explica. “É um prédio que faz parte do patrimônio cultural da cidade e tem que ser preservado. Se o vandalismo continuar, quem sai prejudicada é a população”, completa.

Voltar ao topo