Unilitoral realiza primeiro vestibular

No próximo domingo, a Universidade do Litoral (Unilitoral) dá início ao seu primeiro concurso vestibular, selecionando alunos que irão compor as turmas inaugurais de seis cursos da unidade. Ontem, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou os primeiros números do processo seletivo. No total, são 1.756 inscritos para os cursos superiores – Fisioterapia e Gestão Ambiental – e profissionalizantes – Técnico em Agroecologia, em Enfermagem, em Hotelaria e em Transações Bancárias – oferecidos pela UFPR no campus do litoral. Os cursos mais concorridos foram os de nível superior: Fisioterapia terá 23,43 candidatos disputando uma vaga e Gestão Ambiental, 13,90.

Na seqüência, aparecem os cursos de Técnico em Enfermagem, com 10,20 candidatos/vaga, Técnico em Hotelaria (5,40), Técnico em Transações Imobiliárias (3,23) e Técnico em Agroecologia (2,19). De acordo com o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, o número de inscritos correspondeu às expectativas da instituição. ?As concorrências estão dentro da média do que esperávamos?, confirmou. De acordo com o reitor, a maior parte dos inscritos é do litoral – entre pouco mais de mil pessoas. ?De Curitiba, são 483 candidatos e o número de inscritos de outras regiões do Paraná também foi relativamente alto?, disse Moreira, que revelou ainda a existência de candidatos de Santa Catarina.

Segundo o reitor, especialmente os estudantes dos cursos técnicos devem ser assimilados rapidamente pelo mercado de trabalho do litoral. ?É importante ressaltar que os cursos foram escolhidos por órgãos representativos de importância no litoral e atendem à demanda local?, afirmou.

Cotas

O número de cotistas inscritos para o vestibular da Unilitoral advindos de escolas públicas ficou acima do esperado pelo reitor. ?Isso porque, proporcionalmente, não houve tantos inscritos dessa forma no vestibular da UFPR?, lembrou. As cotas sociais receberam 677 inscrições, que terão 38 vagas em disputa, com concorrência de 17,81 candidatos/vaga. ?Já as cotas raciais têm apenas 90 inscritos, número considerado baixo, porém, em proporções similares ao do último vestibular da UFPR?, completou. A concorrência para os cotistas raciais ficou em 2,36 candidatos/vaga. ?Mas o número bem maior de inscritos não significa que será mais difícil entrar pela cota da escola pública. Segue a mesma regra: primeiro preenchem as vagas pelas cotas, através da nota, independente do tipo de cota?, enfatizou.

Provas

No domingo, os concorrentes dos cursos superiores realizam a 1.ª fase do concurso, respondendo a 80 questões objetivas e prova de conhecimentos gerais. Já os candidatos aos cursos técnicos farão todo o processo de seleção nesse dia, com 40 questões objetivas, prova de conhecimentos gerais e duas questões de redação. As provas têm início às 14h, mas o fechamento dos portões será às 13h30. O acesso aos locais de prova será feito apenas com apresentação do documento de identidade e comprovante de ensalamento. A convocação dos candidatos aos dois cursos superiores classificados para a segunda fase será até o dia 27 deste mês. Até o dia 14 de julho a UFPR deve divulgar o resultado geral do concurso.

Voltar ao topo