Tristeza

Turista encontra mais pinguins mortos em praia do litoral do Paraná

Pelo menos quatro pinguins foram encontrados mortos em Praia de Leste nesta segunda-feira (10). Foto: Colaboração/Marildo Egydio Machado

Depois de alguns pinguins terem sido encontrados mortos na Ilha do Mel, no mês passado, um turista registrou o mesmo acontecimento em Praia de Leste, balneário localizado no município de Pontal do Paraná, também no litoral do Estado, no início da tarde desta segunda-feira (10). De acordo com Marildo Egydio Machado, que é morador de Curitiba, mas está no litoral passeando, pelo menos quatro animais mortos foram encontrados mortos na areia da praia.

No mês passado, por ocasião da outra ocorrência, a equipe do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já tinha informado que esse tipo de ocorrência é comum nesse período do ano por conta da abundância de animais em migração pela costa brasileira.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Motivos que levam às mortes

As mortes dessas aves, no período de maio a setembro acontecem, basicamente por três motivos: o primeiro é o alto número de indivíduos jovens da espécie em deslocamento pelas águas do Atlântico (o que faz com que entrem em competição por alimento e – em muitos casos – acabem enfraquecidos por não conseguirem comida o suficiente), as frentes frias que alteram a dinâmica dos cardumes de peixes pela costa, atraindo diversas espécies de animais marinhos que se alimentam desses cardumes (além da própria atividade humana que, por meio das redes de pesca, acaba contribuindo para a mortalidade dos pinguins) e por conta da própria ação da natureza essas mortes se tornam mais evidentes, já que o vento e as ondas se encarregam de transportar os animais, que muitas vezes já estão mortos em alto mar, à praia.

Uma das apostas vencedoras da Lotofácil da Independência foi feita no CIC, em Curitiba