Tristeza

Pinguins aparecem mortos na Ilha do Mel

Um vídeo publicado no Facebook, na manhã deste domingo (26), mostra vários pinguins mortos, supostamente na Praia de Encantadas, na Ilha do Mel, no litoral do Estado. A publicação de pouco mais de um minuto foi divulgada na página “Nosso Litoral” onde informações gerais sobre as praias paranaenses são postadas diariamente.

O vídeo mostra quatro “Pinguins de Magalhães”, adultos, mortos no curto trecho entre a areia e o interior da Gruta das Encantadas – ponto turístico conhecido da região. Intitulada com a frase “Ilha do mel amanheceu meio triste hoje, apareceram vários pinguins mortos, alguns até dentro da Gruta das Encantadas”, a postagem já conta com mais de 14 mil visualizações.

No fim da tarde deste domingo (26), uma porta voz do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), confirmou à Tribuna do Paraná que esse tipo de ocorrência é comum nesse período do ano por conta da abundância de animais em migração pela costa brasileira. A especialista explicou que as mortes entre aves no período de maio a setembro acontecem, basicamente por três motivos: o primeiro é o alto número de indivíduos jovens da espécie em deslocamento pelas águas do Atlântico, o que faz com que entrem em competição por alimento e – em muitos casos – acabem enfraquecidos por não conseguirem comida o suficiente.

O segundo motivo, segundo a bióloga, são as frentes frias que alteram a dinâmica dos cardumes de peixes pela costa, atraindo diversas espécies de animais marinhos que se alimentam desses cardumes. Além dos animais, a própria atividade humana – por meio das redes de pesca – acaba contribuindo para a mortalidade dos pinguins.

Por último, a bióloga explicou que, por conta da própria ação da natureza essas mortes se tornam mais evidentes, já que o vento e as ondas se encarregam de transportar os animais, que muitas vezes já estão mortos em alto mar, à praia.

O Centro de Estudos do Mar informou ainda que desde 2007 realiza monitoramentos constantes na região tendo em vista avaliar as condições do ecossistema marinho no litoral do Estado.

A Tribuna do Paraná também tentou contato com a Prefeitura de Paranaguá – município onde fica localizada a Ilha do Mel – para mais informações, porém as ligações não foram atendidas na tarde deste domingo.