enkontra.com
Fechar busca

Paraná

De novo?

Trapiche da Ilha do Mel cai pela quarta vez em menos de um ano

  • Por Angieli Maros - Gazeta Do Povo
IAP refaz promessa de plano emergencial, após trapiche ficar de novo embaixo d’água. Foto: Animpo/ Colaboração
IAP refaz promessa de plano emergencial, após trapiche ficar de novo embaixo d’água. Foto: Animpo/ Colaboração

O trapiche da Praia de Brasília, na Ilha do Mel – que passou por reforma entre 2017 e 2018 –, no Litoral do Paraná, despencou pela quarta vez em menos de um ano. Depois de uma interdição pela Marinha no último mês de fevereiro e de um novo anúncio de reparos menos de seis meses após o fim da longa reforma, a passagem de embarque e desembarque sucumbiu de novo na manhã desta segunda-feira (24) e agora está parcialmente interditada.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

De acordo com moradores locais, a metade da estrutura está submersa. Por causa do acidente, os barcos estão atracando na parte do meio da passagem, que ainda permanece fora d’água. A situação preocupa a comunidade, já que no mês que vem, além da tradicional Festa da Tainha, a Ilha será sede dos campeonatos brasileiro e paranaense de surf.

Segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), responsável pelos trapiches da Ilha do Mel – unidade de conservação do estado – a queda foi por causa “das condições climáticas e do mar”. Com o mais recente problema, o IAP refez a promessa de alugar emergencialmente um trapiche flutuante que ficará ao lado da estrutura atual.

+ Leia mais: Perseguição policial termina com um suspeito morto, um preso e um PM baleado

Essa hipótese já havia sido levantada no início do mês de maio, quando o órgão anunciou que o trapiche da praia de Brasília, mesmo depois da reforma, iria ser reconstruído dentro de um projeto da Associação dos Portos do Paraná (Appa) – o que não foi confirmado pela associação.

Ainda em maio, após reconhecer os problemas no trapiche da praia de Brasília, o IAP chegou a confirmar a necessidade de suspender a plataforma e consertar novamente os flutuantes, os roletes e as peças metálicas, além de uma nova dragagem da bacia de evolução e colocação de estrutura de barreira de contenção que impedisse a volta do assoreamento de material arenoso no local.

Problemas

Moradores da Ilha do Mel – um dos pontos turísticos mais importantes do Paraná – vêm expondo os problemas do trapiche da praia de Nova Brasília há tempos. Em um dos capítulos da novela que parece não ter fim, na véspera de réveillon,  parte da estrutura cedeu depois que uma das peças metálicas de sustentação do trapiche se soltou. Uma idosa que tentou atravessar a passagem horas depois do incidente caiu e ficou ferida.

+ Leia mais: Água da Sanepar com gosto e cheiro ruins incomoda moradores de Curitiba e RMC

A situação causou indignação entre os moradores da ilha, uma vez que o trapiche havia acabado de sair de um processo de reforma que se arrastou por dois anos. Nesse meio tempo, o custo das obras, inicialmente estipulado em R$ 325 mil ganhou um acréscimo de R$ 49,2 mil.

Greve deve parar escolas e delegacias de Curitiba nesta terça-feira

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

13 Comentários em "Trapiche da Ilha do Mel cai pela quarta vez em menos de um ano"


Tiago Ribas
Tiago Ribas
21 dias 19 horas atrás

Este trapiche está igual o atual governo aqui no estado do Paraná…

PEDRO PRIMITIVO GIRARDI GIRARDI
PEDRO PRIMITIVO GIRARDI GIRARDI
21 dias 20 horas atrás

Eu fui de Barco na Ilha,,Cara tem que Colocar os Coletes Salva Vidas ok..e tem Que Arrumar o Trapiche..eu Não volto Mais Ali

Solon da Silva Brasileiro
Solon da Silva Brasileiro
21 dias 20 horas atrás

Entregaram as obras para os mesmos especialistas (kkkkkkk) que fazem ou reparam as calçadas de “petit pavé” de Curitiba,
só pode ser isso

jonas prates
jonas prates
21 dias 22 horas atrás

na hora de alguem ir em cana! colocando a vida dos outros em risco! quem é o FDP responsável por isso? marinha, governo estadual ou pref de pontal do parana? ou tem o jogo de empurra! bando de pnc! a comunidade faz melhor do que este podre poder publico! vsf

Lasca Denovo
Lasca Denovo
22 dias 5 minutos atrás

Se tivesse dado o dinheiro da reforma pros moradores locais, tinham levantado uma ponte inteira entre a ilha e o continente.

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas