Monitoramento

Sítio Cercado terá câmeras de segurança

O vice-prefeito Luciano Ducci, coordenador operacional das Administrações Regionais, anunciou nesta quarta-feira (17) que a Prefeitura de Curitiba planeja a instalação de 57 câmeras de monitoramento na região do Sítio Cercado. O investimento, em parceria com o governo federal, será de um milhão de reais.

As câmeras serão instaladas em escolas, postos de saúde e outros equipamentos da região até o fim do ano. “É uma ação para melhorar a segurança da população que freqüenta esses locais e também para quem trabalha nos equipamentos”, disse Ducci, que esteve na Regional Bairro Novo para reuniões com a comunidade e para vistoriar obras. O vereador Denilson Pires acompanhou a visita.

Ducci lembrou que o prefeito Beto Richa aumentou o efetivo da Guarda Municipal, criou a secretaria Antidrogas e implantou programas para atrair os jovens, como o Bola Cheia, no Osternack, e o Clube da Gente no Sítio Cercado, que atende 2.500 pessoas. “Também melhoramos a iluminação, asfaltamos 274 ruas, mas ainda é preciso mais políticas públicas estaduais e federais de repressão ao tráfico, que é um problema preocupante para a segurança da população”, disse.

Das 57 novas câmeras, 52 serão equipamentos fixos e cinco serão móveis, de longo alcance, que serão instaladas em locais estratégicos, como o Centro de Urgências Médicas do Sítio Cercado, Farol do Saber Accioly Filho, ao lado do Terminal Sitio Cercado, Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá e Caic Victor Hugo e Guilherme Lacerda Braga Sobrinho. O monitoramento será feito a partir de uma central na Rua da Cidadania do Bairro Novo.

O vice-prefeito ouviu dos servidores da Regional algumas demandas da comunidade, como um pedido para melhorar o acesso aos bairros Umbará e Ganchinho, pela Estrada do Ganchinho, na altura do Contorno Leste da BR 116. Ducci disse que a Prefeitura está tentando resolver a questão, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Tráfego (Dnit) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt). “Vamos levar uma proposta à OHL, que detém a concessão daquele trecho da rodovia, e buscar uma solução que atenda a comunidade, melhorando o acesso à região pela rodovia”, disse Ducci.

Alguns servidores aproveitaram também para falar sobre os elogios que recebem nos atendimentos. A coordenadora administrativa da Escola Municipal Paulo Freire, Juliana de Freitas da Costa, agradeceu pelas obras de reforma da escola, que agora tem quadra esportiva coberta, está ganhando alambrado novo e as ruas em volta foram asfaltadas. “Dá um orgulho muito grande e a comunidade sente a diferença”, disse ela.

Depois do encontro com os servidores, Ducci percorreu alguns estabelecimentos comerciais da região. Valter Bueno e a esposa, Izilda, donos do mercado Big-Boi, ficaram muito contentes em ver o vice-prefeito e agradeceram pelo trabalho da Prefeitura no Local. A rua Ourizona, onde funciona o estabelecimento, foi asfaltada recentemente, ganhou uma nova creche e a unidade de saúde agora funciona até às 19 horas. “Estamos muito contentes, porque recebemos tantas obras que parece até um privilégio”, contou Izilda.

Ducci também visitou a rádio comunitária RBN 98,3 e respondeu a perguntas de ouvintes. Como também é secretário municipal de Saúde, Ducci aproveitou para convidar todas as mães a levar os filhos menores de cinco anos para a vacinação contra a paralisia infantil , no próximo sábado (20). “A vacina é um direito das crianças e um dever dos pais.”

Voltar ao topo