Bancos

Sindicato dos Bancários fecha 12 agências no Portão

O protesto do Sindicato dos Bancários de Curitiba por reajuste salarial e melhores condições de trabalho manteve fechadas 12 agências bancárias na manhã desta segunda-feira (22) em Curitiba. Somente as salas de autoatendimento funcionaram normalmente.

As agências fechadas estavam todas localizadas no bairro Portão e foram reabertas por volta das 11h30 da manhã. Foram duas dos bancos Itaú, Bradesco e Unibanco; e uma dos bancos Caixa, Santander, Banco do Brasil, HSBC, Safra e Real.

Há um mês os bancários têm interrompido o funcionamento de várias agências, por algumas horas, como forma de protesto. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba, Otávio Dias, “o protesto foi realizado porque os banqueiros não acataram nossas exigências e ainda ameaçaram retirar direitos históricos dos bancários”, e completou, “direitos como vale-transporte, creche e o principio de pré-estabilidade foram ameaçados”.

O presidente do Sindicato informou que na próxima quarta-feira (24) será realizada uma reunião entre os representantes da categoria e dos bancos para resolver o impasse. Também nesta semana, mais precisamente na sexta-feira (26), será realizada um assembléia que pode, ou não, definir a greve definitiva. Segundo Otávio, a paralisação deve atingir todo o Brasil.