Mobilização

Servidores protestam no Palácio das Araucárias

Uma mobilização reúne aproximadamente 1 mil servidores estaduais desde o início da manhã desta terça-feira (27) em frente ao Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, em Curitiba. As reivindicações incluem reajustes salariais e a contratação imediata de concursados. Participam do ato o Fórum dos Servidores Públicos do Paraná, agentes penitenciários, policiais civis, professores e agentes de saúde.

Durante a manhã, os trabalhadores permaneceram em frente à sede do governo e representantes dos servidores se reuniram com Maria Marta Lunardon, Secretária da Administração e Previdência. No período da tarde, os servidores irão acompanhar a sessão na Assembléia Legislativa.

Os servidores querem reajuste de 14,89%, pagamento antecipado do reajuste geral de 5% incidente para o mês de abril, melhoria do Sistema de Atendimento de Saúde (SAS), ampliação e restauração do auxílio alimentação, vale transporte e a contratação dos concursados.

De acordo com Marlei Fernandes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação no Paraná (APP-PR), a reunião não trouxe novidades para a categoria. “O governo indicou uma negativa para o pagamento do reajuste”, disse. O ponto positivo do encontro, segundo Marlei, foi a aprovação de uma comissão para debater os assuntos relacionado à saúde dos servidores.

Para tratar dos assuntos específicos da educação, a APP se reuniu com a secretária de Educação do Paraná, Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde. Segundo Marlei, a secretária deu aval positivo para um dos principais pontos de debate: a equiparação salarial. A categoria reivindica aumento de 25,97%, além da reposição da inflação do ano, já garantida, de 5%. Hoje, as aulas de 50 minutos tiveram apenas 30.