Fornecimento

Sanepar justifica falta de água durante o Natal em Curitiba

Após calor recorde, Sanepar conclui manobras para garantir abastecimento

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) finalizou às 17h de quarta-feira (24/12) manobras operacionais no Sistema Integrado de Abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) para garantir o fornecimento de água tratada. O abastecimento foi retomado gradativamente durante a noite e madrugada.

Mesmo com o restabelecimento, partes dos bairros Xaxim, Butiatuvinha e Santa Quitéria apresentaram oscilações de pressão durante a normalização do fluxo. A Sanepar manteve caminhões-pipa em locais estratégicos para reforçar o abastecimento de hospitais e serviços essenciais.

Na quarta-feira (24/12), Curitiba registrou a temperatura mais alta do ano: 32,3ºC, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O calor intenso, associado ao alto consumo e à baixa vazão do Rio Miringuava devido à escassez de chuvas, afetou o abastecimento.

Fábio Basso, gerente-geral da Sanepar para Curitiba, região metropolitana e Litoral, explicou que a semana do Natal, marcada por maior consumo, coincidiu com as altas temperaturas, ampliando a demanda. A captação do Rio Miringuava, normalmente de 1.200 litros por segundo, ficou em torno de 600 litros por segundo.

Para ampliar a segurança hídrica da região, a Sanepar trabalha na finalização da Barragem do Miringuava, em São José dos Pinhais. O enchimento do reservatório está previsto para os próximos dias, com estimativa de nove meses para completar, dependendo do regime de chuvas. O novo reservatório terá capacidade para armazenar 38,2 bilhões de litros, podendo atender 650 mil pessoas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna