Mobilização

Assim como Greca, Ratinho também vai descontar salários de quem participar da greve

Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

Assim como a Prefeitura de Curitiba, o Governo do Paraná também descontará o salário dos servidores que faltaram ao trabalho na paralisação desta sexta-feira (14). De acordo com a coordenação de imprensa do estado, a medida será aplicada para todas as categorias — professores, funcionários da área de saúde, segurança, etc. A medida é semelhante a que será aplicada pela prefeitura de Curitiba (leia mais clicando aqui).

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A greve geral desta sexta-feira contra a Reforma da Previdência tem ainda como pautas a maior geração de empregos formais, retomada do crescimento da economia, contingenciamento na educação e até um desagravo ao ministro da Justiça. No Paraná, assuntos como reajuste do salário dos servidores do Executivo também são citados. Veja aqui como está negociação sobre o pedido de reajuste.

+Leia mais: Siga em tempo real como está a greve geral em Curitiba!

A administração estadual ainda não tem números gerais de quantos funcionários do estado aderiram à mobilização. Apenas a Secretaria de Estado da Educação (Seed) fez um levantamento parcial. No período da manhã, a pasta informou a adesão à paralisação em 14% das 2.143 escolas estaduais (considerando adesão parcial e total). Foram registradas ausências de 6 mil funcionários entre professores e demais servidores da área.

Em maio, o governo de Ratinho Jr (PSD) anunciou determinação semelhante durante as manifestações nacionais contra o contingenciamento de verbas em universidades federais, anunciados pelo governo federal. O estado ainda não informou o número de servidores que tiveram desconto em folha por conta destas ausências em maio.

Centrais sindicais se reúnem para grande ato no Centro Cívico