Foto: Átila Alberti

Morador resgata pertences à beira do Rio Atuba.

continua após a publicidade

Uma chuva forte na tarde de ontem inundou parte da Rua Bernardo Alberti, bairro Campo Pequeno, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Faz tempo que a área, constituída por moradias irregulares, sofre com as cheias do Rio Atuba, que fica nas proximidades. Cada vez que chove, o rio sobe, invade as casas e os moradores são obrigados a fazer mutirões de limpeza para dar conta de tirar a sujeira das residências.

Ano passado, eles realizaram um protesto fechando a Estrada da Ribeira para chamar a atenção das autoridades quanto às constantes enchentes. Como a resposta não veio, prometem para breve nova manifestação, dessa vez pacífica, em frente à Câmara Municipal de Colombo.

Ontem, depois da chuva, a Defesa Civil no município foi até o local para ajudar os moradores. Não houve desabrigados, uma vez que, como é característico na região, a água dos córregos adjacentes ao rio tende a encher as ruas e em seguida descer rapidamente. O que teve, sim, foi prejuízo: móveis, principalmente, foram perdidos por pelo menos três proprietários de residências invadidas. Em algumas delas, a água chegou a atingir um metro de altura. Quem teve de sair de casa para esperar a água baixar se alocou na casa de vizinhos e parentes, mas os moradores temem que chuvas ainda mais fortes os peguem de surpresa.

Essa foi a única ocorrência registrada ontem em todo o Paraná pela Defesa Civil do Estado. Além de ter chovido significativamente na região norte de Curitiba – onde fica a bacia de captação do Rio Atuba -, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, municípios da RMC como São José dos Pinhais e Campo Largo também apresentaram chuvas fortes.

continua após a publicidade

O alerta continua para hoje e amanhã em todo o Estado, já que são previstos temporais com rajadas de vento e trovoadas em praticamente todas as regiões. O motivo é a passagem de uma frente fria que deixou ontem o Rio Grande do Sul vindo em direção ao Paraná.