Rio Atuba inunda parte de rua em Colombo

Uma chuva forte na tarde de ontem inundou parte da Rua Bernardo Alberti, bairro Campo Pequeno, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Faz tempo que a área, constituída por moradias irregulares, sofre com as cheias do Rio Atuba, que fica nas proximidades. Cada vez que chove, o rio sobe, invade as casas e os moradores são obrigados a fazer mutirões de limpeza para dar conta de tirar a sujeira das residências.

Ano passado, eles realizaram um protesto fechando a Estrada da Ribeira para chamar a atenção das autoridades quanto às constantes enchentes. Como a resposta não veio, prometem para breve nova manifestação, dessa vez pacífica, em frente à Câmara Municipal de Colombo.

Ontem, depois da chuva, a Defesa Civil no município foi até o local para ajudar os moradores. Não houve desabrigados, uma vez que, como é característico na região, a água dos córregos adjacentes ao rio tende a encher as ruas e em seguida descer rapidamente. O que teve, sim, foi prejuízo: móveis, principalmente, foram perdidos por pelo menos três proprietários de residências invadidas. Em algumas delas, a água chegou a atingir um metro de altura. Quem teve de sair de casa para esperar a água baixar se alocou na casa de vizinhos e parentes, mas os moradores temem que chuvas ainda mais fortes os peguem de surpresa.

Essa foi a única ocorrência registrada ontem em todo o Paraná pela Defesa Civil do Estado. Além de ter chovido significativamente na região norte de Curitiba – onde fica a bacia de captação do Rio Atuba -, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, municípios da RMC como São José dos Pinhais e Campo Largo também apresentaram chuvas fortes.

O alerta continua para hoje e amanhã em todo o Estado, já que são previstos temporais com rajadas de vento e trovoadas em praticamente todas as regiões. O motivo é a passagem de uma frente fria que deixou ontem o Rio Grande do Sul vindo em direção ao Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.