Máscaras

Ratinho Junior confirma pra março o fim do uso de máscaras em espaço aberto no Paraná

mascara
Foto: Átial Alberti / Arquivo Tribuna do Paraná.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou nesta quarta-feira (9) que pretende enviar à Assembleia Legislativa (Alep) um projeto de lei que acaba com a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em todo o estado. A ideia da Secretaria de Saúde (Sesa) é que, assim que aprovada, a proposta comece a valer a partir da segunda quinzena de março.

Ratinho ressaltou que o período do carnaval gerou apreensão no governo, mas os índices de infecção e de mortes não mostraram um aumento significativo, de acordo com a análise do governo. “Nós tínhamos uma preocupação de termos um aumento muito grande no pós-carnaval. Isso não está acontecendo e tomara que não aconteça. A ideia é que a gente possa retirar a obrigatoriedade [das máscaras] em espaços abertos. Claro que dentro de ônibus, em lojas, pode ainda haver uma restrição”, disse o governado em entrevista ao jornal Meio Dia Paraná, da RPC.

+ Leia mais: Passageiros de cidade da RMC terão transporte público de graça a partir de março

O secretário da Saúde, Beto Preto, disse que o objetivo é que a lei possa ser aprovada e comece a vigorar no Paraná a partir dos dias 16 ou 17 de março. “Vamos bolar uma proposta para a Assembleia Legislativa, mas claro, depende da aprovação dos deputados. Enquanto isso, nosso comitê da epidemiologia, junto com os municípios do Paraná, fará o estudo diário do número de casos. Pretendemos operacionalizar a partir de 16, 17 de março, se tudo correr bem, dentro também dos trâmites legislativos, cumprindo todas as normas e todas as leis vigentes”, acrescentou Beto Preto, também o Meio Dia Paraná.

Desde o início da pandemia, o Paraná registrou 2.354.790 diagnósticos positivos de covid-19 e 42.313 mortes, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde (SESA). A taxa de recuperação da covid entre os paranaenses é de 81%.

Eliana descobre o segredo de Buba.
Renascer

Eliana descobre o segredo de Buba.

Deodora engana Seu Tico Leonel
No Rancho Fundo

Deodora engana Seu Tico Leonel