Sem pagar!

Passageiros de cidade da RMC terão transporte público de graça a partir de março

quatro barras ônibus gratis
Foto: Lineu Filho/Arquivo Tribuna do Paraná

A partir do dia 21 de março, passa a vigorar em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba, a tarifa zero para o transporte coletivo em toda a extensão municipal, tanto nas áreas urbanas ou rurais. Segundo a prefeitura, a população poderá se deslocar de um bairro a outro sem pagar nada. O lançamento oficial do novo sistema será nesta quinta-feira (10), às 10h30, ao lado do Terminal Rodoviário. A medida não vale para linhas que levam a outros municípios, como Curitiba, por exemplo.

A prefeitura explica que a implantação do transporte gratuito, que opera dentro dos limites do município, será viabilizada pela administração em conjunto com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC).

+ Leia mais: Cadê o Ebanx? Primeiro unicórnio de Curitiba está deixando o Edifício Itália?

A meta da prefeitura é auxiliar o trabalhador e, ao mesmo tempo, fortalecer o comércio local com a livre circulação da população. “O projeto impulsiona vários setores de forma simultânea, e o mais importante, beneficia o trabalhador das mais diversas áreas, reduzindo custos que muitas vezes são bancados pelo próprio trabalhador. Queremos que a livre circulação auxilie as pessoas, fortaleça o comércio e incentive a geração de empregos”, disse o prefeito Loreno Tolardo (PSD).

O serviço, de acordo com a administração, será sem burocracias ou cadastros prévios. O passageiro terá livre acesso às três linhas exclusivas que irão operar tanto em dias úteis, quanto em fins de semana, com mais de 50 horários à disposição.

Como irá funcionar?

O transporte gratuito será oferecido pelas linhas O11 – Borda do Campo/Terminal de Quatro Barras, O12 – São Pedro – Jardim Menino Deus (via Terminal de Quatro Barras) e O13 – Palmital – Ribeirão do Tigre/Terminal de Quatro Barras.

+ Veja esta: Avião que saiu de Curitiba tem problemas e voa em círculos antes de pousar; bombeiros foram acionados

Mesmo com a incorporação da tarifa zero nas linhas municipais, o sistema metropolitano continua com atendimento normal através das linhas de ligação com Curitiba (Guadalupe e Terminal do Santa Cândida), Campina Grande do Sul e Piraquara, ou seja, ao se deslocar para outros municípios o passageiro terá o custo normal da passagem.

Para distribuir os serviços no Terminal Rodoviário, estão previstas adequações para o atendimento híbrido, permitindo acesso às linhas municipais sem passagem pela catraca no terminal e a implantação de catraca para as linhas metropolitanas, de forma que ambas estejam integradas.

Confira na imagem como vai funcionar o deslocamento das linhas pelo município

Mapa: Divulgação prefeitura.
Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento
Elas por Elas

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará
Renascer

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro

Voltar ao topo