Prefeitura quer diminuir casos de Tuberculose

A Secretaria da Saúde de Curitiba abre amanhã a Semana de Combate à Tuberculose. Varreduras para identificação de portadores do bacilo causador da doença em áreas de risco, palestras nas salas de espera das unidades de saúde e escolas, estão entre as atividades organizadas nos nove distritos da Secretaria Municipal da Saúde para acontecer até sexta-feira.

O objetivo das atividades é chamar a atenção do público para a necessidade do diagnóstico precoce e do tratamento com antibióticos, que são fornecidos gratuitamente. A incidência nacional da doença é de 47 por 100 mil habitantes. Curitiba está entre os 315 municípios que concentram 70% dos casos identificados no país e, por isso, a Secretaria trabalha para baixar a média de 400 casos novos/ano. Atualmente, na cidade, o índice de cura é de 73% e o de abandono fica em 10%. Para conseguir sucesso, o paciente precisa se submeter a tratamento regular durante 6 meses.

A tuberculose é uma doença infecciosa de transmissão aérea classificada pelo Ministério da Saúde como em estado de emergência. Ela ocorre quando uma pessoa contaminada elimina o bacilo de Koch por meio da tosse, do espirro ou da fala e contamina alguém sadio.

O principal sintoma é a tosse (seca no início e, depois, com secreção). Ao evoluir, a doença também provoca febre discreta ao cair da tarde e escarro com sangue. Em caso de suspeita, é indispensável procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para investigar a possibilidade.

Voltar ao topo