Ponte sobre Rio Piquiri liberada para o tráfego

A ponte sobre o Rio Piquiri, localizada na BR-369 entre os municípios de Ubiratã e Corbélia (Oeste do Estado), foi liberada ontem para o tráfego. A estrutura passou por reformas durante nove meses para se adequar ao movimento intenso de caminhões pesados. Em média, entre 3,5 mil e 4 mil veículos passam pela ponte por dia. Metade desses são caminhões com cargas pesadas.

As obras foram finalizadas no último final de semana, com a conclusão da limpeza, pintura e sinalização, segundo o gerente de engenharia da Viapar, concessionária do trecho, Marcelo Stachow Machado. A ponte sofreu alargamento, com a construção de acostamentos de 2,5 metros nos dois lados da pista; ganhou barreiras de concreto para a proteção de veículos em casos de acidentes; e teve sua estrutura reforçada para garantir a passagem de caminhões pesados. As obras custaram R$ 4 milhões.

A ponte, construída em 1964 e com 28 metros de extensão, sofria restrições de circulação. Caminhões com cargas especiais precisavam de autorização da concessionária ou do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para trafegar no trecho. A outra alternativa para esses veículos era mudar o roteiro de viagem, utilizando outra estrada para chegar a seu destino. Machado garante que, com a reforma, não haverá mais problemas desse tipo na ponte sobre o Rio Piquiri.

A partir de fevereiro do ano que vem, a Viapar começará as obras de reforma em outra ponte, sobre o Rio Ivaí na PR-317, que liga Maringá a Campo Mourão. Ela foi construída na década de 1950 e possui 340 metros de extensão. ?A ponte tem condições razoáveis, mas também foi construída para outro tipo de carga, bem menos pesada?, afirma Machado.

A ponte passará por reforço nas estruturas, alargamento de pista, construção de acostamentos e barreiras de concreto para proteção, a exemplo do que a concessionária fez na ponte sobre o Rio Piquiri. O movimento estimado no trecho é de até seis mil veículos por dia e, durante o serviço, o tráfego vai circular na ponte em meia pista. Estima-se que as obras estejam concluídas em novembro de 2006.

Voltar ao topo