Anestésico veterinário

Cetamina apreendida em Curitiba será usada em tratamento de animais

cetamina apreendida em curitiba
Foto: Gabriela Twardowski/PCPR

A Polícia Civil (PCPR) e a Polícia Militar (PMPR) do Paraná entregaram 1.171 unidades de cetamina à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) de Curitiba nesta quinta-feira (11/12). O medicamento, apreendido em maio durante uma ação policial, será utilizado para castração e procedimentos cirúrgicos em animais de pequeno e grande porte no Zoológico Municipal e no Hospital Veterinário Municipal.

A cetamina, um anestésico veterinário frequentemente usado como droga alucinógena, foi apreendida pela PMPR em uma residência no Bairro Alto, em Curitiba. Após investigações sobre a origem do produto e verificação de adequação para uso, a PCPR decidiu doar o medicamento para beneficiar a população animal da cidade.

A delegada Paula Brisola destacou a importância da ação: “Era uma substância que seria utilizada de forma ilegal e prejudicial à saúde das pessoas e conseguimos revertê-la para um uso positivo em prol da população animal”. A secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, ressaltou que o recurso economizado na aquisição desse medicamento poderá ser aplicado em outros medicamentos, ampliando o atendimento à demanda.

A apreensão da cetamina em maio resultou em uma operação conjunta das polícias Civil e Militar em dezembro, levando à prisão de sete pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa envolvida na prescrição, distribuição e venda ilegal do anestésico. Um dia após a operação, a PCPR prendeu um médico veterinário em Campinas, considerado o maior prescritor de cetamina do esquema, com mais de 112,6 mil frascos registrados em seu nome.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna