enkontra.com
Fechar busca

Paraná

Agora vai?

Placa padrão Mercosul começa a valer no Paraná no próximo dia 17. Veja como vai ficar!

O objetivo da implantação das novas placas é controlar o trânsito de pessoas e cargas nos países integrantes do Mercosul

  • Por Gazeta do Povo com Redação

As novas placas de veículos padrão Mercosul começam a valer no Paraná a partir de 17 de dezembro. A portaria 074/2018 do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) atende a partir desta data a Resolução 729 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Entretanto, o Detran-PR faz um alerta: a nova regra vai valer para os processos de registro ou transferência entre os dias 11 e 14 de dezembro terão de aguardar a confecção das placas no novo modelo que iniciam justamente no dia 17. A partir desta data, todos os registros já passam a ser feitos no modelo da placa Mercosul.

Leia mais! Alvo de possível emboscada em serviço, PM não resiste após levar dois tiros!

Os processos abertos até a próxima segunda-feira (10), seguem com a placa no padrão atual, com o modelo cinza. Mas, para isso, a confecção da placa deve ser até o dia 15 de dezembro. Se a placa não ficar pronta até esta data, o proprietário do veículo terá de dar entrada novamente no processo, para ter a placa no novo modelo.

O objetivo da implantação das novas placas é controlar o trânsito de pessoas e cargas nos países integrantes do Mercosul. O modelo já está em vigor na Argentina e Uruguai.

Como a placa do meu carro vai ficar no padrão Mercosul?

egundo Denatran, a placa nova vai manter todas as letras da identificação antiga, o primeiro e os dois últimos números. O segundo número será trocado pro uma letra conforme a tabela a seguir:

Placa antiga Placa Mercosul
0 A
1 B
2 C
3 D
4 E
5 F
6 G
7 H
8 I
9 J

Por exemplo:

Uma placa aleatória que hoje é AAA-1234, ficará AAA-1C34

Placa-mercosul2

Processos

A nova placa terá o mesmo desenho em todos os países do Mercosul – Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai – com quatro letras e três números em fundo branco. O modelo também terá itens de segurança que permitirão a rastreabilidade das placas e dos veículos por QR code praticamente impedindo a clonagem. Numa segunda fase haverá ainda, como reforço de segurança, a implantação de um chip.

A obrigatoriedade do padrão de placas no modelo Mercosul será para as seguintes situações: primeiro emplacamento; aquisição de veículo; aquisição de veículo com troca de município; alteração de dados com complementação de placa; mudança de município; registro de outro estado; troca de categorias; e outros processos que necessitem a substituição de placas.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

O que pode mudar na compra e posse de arma quando Bolsonaro assumir?

 

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

9 Comentários em "Placa padrão Mercosul começa a valer no Paraná no próximo dia 17. Veja como vai ficar!"


Alvaro Leonel Rodrigues da Rosa
Alvaro Leonel Rodrigues da Rosa
7 meses 15 dias atrás

Pergunta-se: qual o objetivo ??? a maioria do povo brasileiro jamais vai atravessar uma fronteira do mercosul; o mercosul em si para nada serve; em nada vai melhorar a vida do brasileiro. Com certeza é apenas mais um caça níquel.

Alex ...
Alex ...
7 meses 14 dias atrás

o que tem de caça niquel? todo carro vai placa amigo, se não for dessa é da antiga… E além do mais em breve as combinações com as atuais irão acabar…

George
George
7 meses 14 dias atrás

Concordo que a mudança na atualidade é um caça niquel, mas depois será padrão. Isso interligará sistemas de multas. Argentino por exemplo que entra aqui faz o que quer e nunca vê

George
George
7 meses 14 dias atrás

a cor da multa, assim como brasileiros que cometem infrações também lá fora. Sobre dizer que a maioria não cruza a fronteira, isso não justifica, a não ser que você compre um carro e morra com ele, o que não acontece, você passa o carro para frente e quem compra pode sim cruzar a fronteira.

REINALDO  .
REINALDO .
7 meses 14 dias atrás

Boa Alvaro, pergunta corretíssima, é só porque estes políticos sem noção, ficam inventando moda.

FRANCISCO SISSA
FRANCISCO SISSA
7 meses 10 dias atrás

bom dia também acho que o Alvaro esta certo, pra que mudar de placa, se mudar sem custo tudo bem mas com certeza isso não vai acontecer né.

Carlos Gomes
Carlos Gomes
7 meses 16 dias atrás

Estranho, estão se apressando agora para algo que o novo governo pretende suspender no ano que vem, já está complicado no RJ que iniciou o processo, ideal é que os estados esperassem até resolução total de todas as pendencias da questão.

ricardo santos
ricardo santos
7 meses 15 dias atrás

o mais estranho é q no site do Detran n consta nada… nenhum tipo de informação para auxiliar nas dúvidas. fora que preciso fazer uma transferência e já liguei em várias empresas que produzem as placas e ninguém sabe de nada… agora o pato fica pra nós de ter q ficar pagando 2x para a mesma coisa.

REINALDO  .
REINALDO .
7 meses 14 dias atrás

Ricardo, fazem os estardalhaço e nós que estrepamos, é o Brasil, mas começa 17.12.18, para quem compra e troca o veículo, mudas, alterações no veículo.

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas