Pessuti diz que Paraná está preparado para conter a aftosa

O governador em exercício Orlando Pessuti disse nesta quinta-feira (13) em Ponta Grossa que o Paraná está preparado para impedir que o vírus da febre aftosa entre no Estado. Ele disse que conversou com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, sobre a doença que atacou os animais no Mato Grosso do Sul. ?O ministro me disse que o fato é mais um fruto da fatalidade do que da falta de cuidado do criador?, afirmou Pessuti durante a abertura oficial da 29ª Efapi (Exposição Feira Agropecuária e Industrial dos Campos Gerais).

Segundo Pessuti, o ministro elogiou o sistema de defesa sanitária paranaense. ?Rodriques disse que se orgulha do Paraná pelo trabalho de prevenção que desenvolve com as campanhas de vacinação realizadas em duas etapas no Estado, e por todo os esforços empregados contra a disseminação da aftosa?. ?Trabalhamos para que o Paraná ficasse livre de aftosa nesses últimos 10 anos. A grave situação atual não será motivo para que nos curvemos?, afirmou Orlando Pessuti.

Exposição – O evento, que acontece no Centro de Eventos da cidade, teve início no sábado (08). Segundo os organizadores, a expectativa inicial era de que até sábado (16), quando termina a Exposição, cerca de 200 mil pessoas visitassem a Feira. Mas devido às chuvas dos últimos dias, o público não deve ser superior a 150 mil pessoas.

Pessuti visitou os estandes do Pavilhão da Indústria e Comércio e os pavilhões de animais, como gado de corte e leite, cabras, ovelhas e cavalos. A Efapi deste ano reúne 210 expositores dos setores da indústria e do comércio. Segundo os organizadores, 90% deles são de Ponta Grossa.

Durante a abertura oficial da Efapi, o governador em exercício doou R$ 100 mil, que serão aplicados na organização do evento. A realização da Exposição conta com as parcerias da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), prefeitura municipal e Governo do Estado.

Participam da Feira 250 expositores com mais de 2.000 animais. Cerca de 1.500 destes são oferecidos em leilões. Outros 650 animais estão em exposições ou participam de julgamentos. ?Num mesmo lugar, podemos ver a diversidade do agronegócio da região e o potencial da indústria e comércio locais. São iniciativas e atividades que contribuem para o fortalecimento da economia de Ponta Grossa e dos Campos Gerais?, disse Pessuti. Segundo os organizadores, o evento deve movimentar R$ 5 milhões em negócios.

Benefícios ao Paraná

O governador em exercício comentou as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em benefício dos paranaenses. ?Atualmente, 115 mil empresas do Paraná não pagam mais impostos. E a geração de empregos no Estado está ainda maior?, afirmou. Ele também destacou a iniciativa do Governo em reduzir o ICMS do leite longa vida. ?Baixamos o ICMS desse produto para que as indústrias do Paraná possam ter melhores condições de competir com as de outros Estados?, ressaltou.

Pessuti relembrou a redução do ICMS do trigo e, mais recentemente, do feijão. ?Vamos nos esforçar para que seja reduzido o ICMS de todos os produtos que fazem parte da cesta básica do Paraná?, disse. Entre as obras do Governo Estado em prol dos Campos Gerais, Pessuti destacou a reconstrução e a pavimentação de estradas da região.

Voltar ao topo