Perigo em rua do bairro Jardim Social

Moradores da Rua Raphael Papa, no bairro Jardim Social, em Curitiba, realizaram uma manifestação pacífica ontem pela manhã para reivindicar redutores de velocidade no local. A rua dá acesso aos veículos que vêm em alta velocidade da BR-476, o que fez com que o local fosse palco de diversos atropelamentos. Próximo dali está localizado o Colégio Amâncio Moro e a falta de sinalização põe em risco as crianças que vão até a Raphael Papa para pegar ônibus.

Um dos moradores da rua, Luís Afonso, contou que já foi solicitada a colocação de redutores de velocidade à Prefeitura, mas até agora não obtiveram retorno. ?Eles colocaram uma lombada eletrônica lá no final da rua, onde os motoristas já reduziram a velocidade. Não adiantou nada, pois a escola está localizada bem antes?, reclamou. Durante o protesto, os moradores da rua instalaram, por conta própria, placas para alertar os motoristas sobre a área escolar. Agentes da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) estiveram no local para orientar os motoristas durante a manifestação. ?Nem com a presença deles os motoristas diminuem?, disse Afonso.

Na Rua Raphael Papa há placas de sinalização de 40 quilômetros, porém a reportagem de O Estado flagrou motoristas andando muito acima disso, pois a rua termina na rodovia. Sem falar que a sinalização da pista está praticamente apagada, o que confunde alguns motoristas que pensam que a rua é de mão única. ?Um motoqueiro morreu justamente por causa disso: ele deu de cara com um carro que vinha da BR?, afirmou Afonso.

Sinalização

A Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) vai reforçar a sinalização na BR-476 (antiga 116) próximo ao acesso da rodovia à rua Raphael Papa para que os veículos que entram na área urbana reduzam a velocidade. Na próxima segunda-feira, técnicos da Diretran farão vistoria no local para definir o projeto de sinalização. 

Voltar ao topo