Pequeno Príncipe ganha mil livros para seu acervo

As crianças do Hospital Infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba, assim como os funcionários e os familiares vão poder desfrutar dos prazeres da leitura no local e ainda levar os livros para casa. Foi inaugurada ontem a “Sala de Leitura Dalton Trevisan”, composta por um acervo de mil livros (quinhentos títulos diferentes), de autores nacionais e estrangeiros. A minibiblioteca é uma doação do Grupo Editorial Record e da White Martins e está instalada no 2.º andar do hospital. Com o novo acervo, o número de livros disponíveis no Pequeno Príncipe passa de mil para dois mil.

“Esse é mais um exemplo de como o terceiro setor pode e deve se juntar ao empresariado, visando a uma melhor qualidade de vida às pessoas”, salientou o coordenador de educação e cultura do hospital, Cláudio Teixeira. “Ouvindo um conto, as crianças esquecem um pouco a doença”, acentuou a Irmã Maria de Lourdes Castanha, diretora de enfermagem. “E os adultos, os funcionários, também poderão se beneficiar, aproveitando o horário de descanso para ler. É um ganho cultural”, completou a Irmã.

O acervo conta com livros infanto-juvenis, obras de ficção brasileira e estrangeira, psicologia, auto-ajuda, sociologia, história, ciência política, economia, teoria literária, cinema e música, além de biografias e publicações voltadas para o ensino de idiomas estrangeiros.

Além de Cláudio Teixeira e a Irmã Maria de Lourdes, participaram da solenidade ontem Ety Cristina Forte Carneiro, coordenadora de Relações Institucionais do Pequeno Príncipe; Orlei Antonio Negrello, diretor-administrativo do hospital; Carlos Alberto Tonassi Maia, da Editora Record, e José Luiz Cabezudo, gerente de vendas da White Martins.

O projeto

A doação ao Hospital Pequeno Príncipe está inserida no projeto “Sala de Leitura”, desenvolvido pelo Grupo Editorial Record e a Oldemburg Marketing Cultural, com o patrocínio da White Martins e de Furnas. No total, serão instaladas em todo o País outras 55 salas semelhantes a que foi doada ao Pequeno Príncipe. Os beneficiados serão hospitais, escolas e associações de moradores. Cada sala tem um custo aproximado de R$ 4 mil (em livros).

No Paraná, apenas duas casas hospitalares foram selecionadas para receber a doação: o Pequeno Príncipe e a Santa Casa de Foz do Iguaçu.

O principal objetivo do projeto é estimular a criação e manutenção das salas de leitura para que, com o tempo, elas se transformem em bibliotecas, contribuindo para a redução da conhecida carência do país nesse segmento.

Voltar ao topo