A partir desta sexta

Passagens de ônibus intermunicipais ficam mais caras no Paraná; aumento é de mais de 22%

Os novos valores na passagem de ônibus entram em vigor a partir da zero hora desta sexta-feira (1º). Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo

As tarifas dos ônibus que fazem o transporte intermunicipal do Paraná serão reajustadas por determinação judicial. Os índices serão de 22,38% a mais no sistema rodoviário e de 28,04% para o sistema metropolitano do interior. Os novos valores na passagem de ônibus entram em vigor a partir da zero hora desta sexta-feira (1º). A Agência Reguladora do Paraná (Agepar) já informou que vai recorrer da decisão por não concordar com a metodologia de cálculo adotada.

LEIA TAMBÉM – Engorda de Matinhos já apresenta primeiros resultados em maré cheia; assista!

A decisão é da 4ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, em atendimento a um pedido da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fespasc).

O pedido de reajuste na passagem de ônibus ainda estava em análise na Agepar, sem conclusão.  Na última terça-feira (28), o conselho-diretor da Agência Reguladora acatou a decisão da Justiça, mas informou que vai recorrer. Em nota, a agência informou que “apesar da publicação dos novos índices, a área técnica da Agepar reputa inadequada a metodologia de cálculo empregada para se chegar aos novos valores e apresentará recurso da decisão”.

LEIA AINDA – Enquete mostra o que curitibanos querem aumento de velocidade máxima em avenida de Curitiba

O cálculo, no entanto, havia sido aprovado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). O órgão alegou como “principal fator de alta da tarifa a  alta acumulada do diesel, que chegou a 51,04%  nos últimos 12 meses, de acordo com o  Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA) divulgado este mês. O segundo maior fator no cálculo é o reajuste salarial de motoristas, cobradores e demais funcionários das empresas do setor”.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro