Passagens de nível ganham cancelas

As cancelas colocadas nas passagens de nível são garantias a mais aos motoristas. Por isso, a América Latina Logística (ALL) está colocando-as nos principais cruzamentos de Curitiba. Principalmente no ramal que liga a rodoferroviária ao município de Rio Branco do Sul . Segundo a ALL, desde que foi iniciado o Programa de Melhoria da Segurança, o índice de acidentes diminuiu. Numa comparação com o mesmo período no ano passado, o número de acidentes caiu 30% em toda malha da ALL. Ou seja, toda região Sul. No último ano o número de atropelamentos também caiu em 50%.

Conforme a coordenadora do Programa de Melhoria de Segurança da ALL, Carla Cristina Werkhauser Brustolin, o uso de cancelas pretende reduzir ainda mais o número de acidentes envolvendo trens da empresa. “Queremos praticamente zerar o número de acidentes”, disse Carla. Ela explicou que outras ações estão sendo feitas para demonstrar que é possível que trens, carros e pedestres vivam harmoniosamente no Brasil, como acontece em outro países. “Por isso nosso principal enfoque é para as crianças. Queremos criar uma cultura ferroviária no País”, explicou.

O diretor da Sinalização de Ferrovias Ltda (Sinaf), uma das empresas que coloca as cancelas para ALL, Wilson Medvid, explicou que com as elas a segurança chega a 95%. “As cancelas são feitas com fibra de vidro, plástico e metal. Mas nada que possa ser roubado. Elas são acionadas 21 segundos antes do trem passar”, contou, destacando que só o farol dá um segurança de 20%. Enquanto o farol e as campainhas, mas sem a cancela dão uma segurança de 70%.

Voltar ao topo