Balneabilidade

Paraná tem apenas dois pontos impróprios para banho; confira as condições nas praias

Litoral do Paraná. Foto: Eduardo Luiz Klisiewicz/Tribuna do Paraná.

No Paraná, de acordo com o sexto boletim de balneabilidade do Instituto Água e Terra (IAT), divulgado nesta sexta-feira (22), apenas dois pontos estão impróprios para banho: a Ponta da Pita, em Antonina, no Litoral do estado e o Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, município do Norte do Paraná. Já o Rio do Nunes, próximo à Ponte PR-340, em Morretes, voltou a apresentar qualidade para banho.

LEIA MAIS – Jogos de tabuleiros, esporte, musicalização e atividades manuais divertem as férias da criançada durante a pandemia

Conforme o IAT, um ponto impróprio apresenta quantidade alta de contaminação de origem fecal, sendo prejudicial à saúde. “Até que isso seja dispersado, é importante evitar esses locais”, diz a bióloga do Laboratório de Microbiologia do IAT em Curitiba, Beatriz Ern da Silveira.

Cada ponto monitorado possui uma bandeira indicando se o local está próprio ou impróprio para banho. Elas são atualizadas às sextas-feiras, após resultado do novo boletim. A sinalização refere-se à condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor azul indica que a água apresenta boas condições de balneabilidade em qualquer condição climática e a vermelha representa áreas inadequadas para banho.

Para ter acesso aos pontos próprios e impróprios é possível baixar o aplicativo para sistema Android “Balneabilidade Estado do Paraná”, ou acessar os boletins pelo site do Instituto Água e Terra ou do Verão Consciente. Durante a temporada 2020/2021, o IAT informa que serão emitidos nove boletins, sendo o último no dia 12 de fevereiro.

Bactérias na água

O Instituto monitora as águas do Litoral e da Costa Oeste e Norte no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli), presentes em esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente.

LEIA AINDA – Quer trabalhar na Polícia Federal? Concurso tem 1,5 mil vagas e salários de até R$ 23 mil

Quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas. As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

Litoral

Os pontos monitorados ficam em Guaratuba (13), Matinhos (14), Pontal do Paraná (11), Ilha do Mel (6), Morretes (3) e Antonina (2). O boletim também aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, independentemente da época do ano. Eles estão indicados em letras maiúsculas no boletim.

Mapa com pontos monitorados no Litoral do Paraná

Mapa: IAT/AEN

Interior do estado

Na Costa Oeste são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu (2), Santa Terezinha de Itaipu (3), São Miguel do Iguaçu (2), Itaipulândia (1), Missal (1), Santa Helena (3), Entre Rios do Oeste (2), Marechal Cândido Rondon (2) e na Costa Norte no município de Primeiro de Maio (1).

Confira os boletins no http://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Balneabilidade