A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, nesta terça-feira (11/11), a sétima morte em decorrência do tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. A vítima mais recente é José Eronides de Almeida, de 70 anos, que faleceu no sábado (8/11) em razão de uma insuficiência cardíaca aguda.

continua após a publicidade

O caso não havia sido incluído na contagem oficial de mortes, pois a notificação feita pelo município classificava o falecimento como consequência de estresse pós-traumático relacionado ao desastre. Após reavaliação técnica e confirmação do vínculo com o evento climático extremo, o óbito passou a constar no balanço estadual da Sesa.

Com essa atualização, o número total de mortes causadas pelos tornados que atingiram o Paraná chega a sete: seis em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, cidade onde o fenômeno foi classificado como F2 na escala Fujita, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Confira a lista das mortes:

  • Jose Neri Geremias, 53 anos (Guarapuava)
  • Jose Gieteski, 83 anos
  • Adriane Maria de Moura, 47 anos
  • Claudino Paulino Risse, 57 anos
  • Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos
  • Julia Kwapis, 14 anos
continua após a publicidade

Segundo a Sesa, 835 pessoas receberam atendimento médico desde o desastre. Vinte seguem internadas, sendo 11 em Guarapuava, quatro no Hospital São Vicente de Paulo e sete no Hospital Santa Tereza. Em Laranjeiras do Sul, há seis pacientes hospitalizados, três no Hospital São Lucas e três no Instituto São José. Outros três permanecem no Hospital Universitário de Cascavel.

O Simepar confirmou ainda que o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, classificado como F3 na escala Fujita, também afetou o município vizinho de Porto Barreiro, com menor intensidade. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu foi completamente devastada, com centenas de residências destruídas e estruturas públicas comprometidas.

continua após a publicidade

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉