Uma operação da Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (11/2), apreendeu 200 ampolas das chamadas “canetas do Paraguai”. A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

continua após a publicidade

Os medicamentos foram encontrados em bagagens vistoriadas na área de embarque. As ampolas estavam sendo transportadas sem condicionamento térmico, o que compromete a segurança e a eficácia dos produtos. Parte da carga era do tipo tirzepatida, a mesma substância do Mounjaro.

A marca dos medicamentos apreendidos é TG. Em janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização e determinou a retirada da marca do mercado brasileiro. A mesma medida também vale para a marca Synedica.

Além dos medicamentos, outras mercadorias descaminhadas foram localizadas, como perfumes importados sem a identificação fiscal exigida.

continua após a publicidade

Os medicamentos contrabandeados e os produtos apreendidos foram encaminhados à Receita Federal, onde serão realizados os procedimentos administrativos cabíveis.