Mortes por dengue preocupam

Dados do Ministério da Saúde (MS) revelam que de janeiro até setembro deste ano houve 61 mortes no Brasil decorrentes da dengue. Este é o segundo maior índice já registrado no país, só perdendo para 2002, quando 150 pessoas morreram. No entanto, no Paraná a situação é mais tranqüila. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o número de pessoas doentes está parecido com o do ano passado e desde 2003 não é registrada qualquer morte no estado.

Mais uma vez a dengue assusta o Brasil. Este ano já foram registrados 279 mil casos, enquanto que em 2005 foram 221 mil. No Paraná, o número de pessoas doentes também vai fechar acima do observado no ano passado. Em 2005 foram 989 casos e, este ano, até o mês de setembro já são 1.051. No entanto, o coordenador técnico do Programa da Dengue, Silvio Alexandre Brandt, diz que a situação no estado está sob controle. ?Em 2006 não tivemos qualquer caso de dengue hemorrágica?, comenta, explicando que é o tipo mais grave da doença. Desde 2003, nenhuma pessoa morreu em decorrência da dengue: naquele ano o Paraná teve 9.355 casos e quatro pessoas faleceram.

As regiões que mais preocupam no estado são a norte e a oeste, devido ao clima da região – quente e com chuvas regulares. Principalmente nesses locais, as prefeituras mantêm agentes comunitários de saúde que visitam as casas e orientam a população a destruir os criadouros do mosquisto Aedes aegipyti, que causa a doença. Segundo o ministério, 80% dos criadouros estão em ambientes domiciliares. As larvas se proliferam em água não muito suja, parada em calhas entupidas, vasos de plantas e qualquer outro recipiente que acumule a água.

Também foram criados Comitês de Mobilização Contra a Dengue que se reúnem mensalmente para organizar as ações municipais. Além disto, no interior do estado existe uma central de plantão e, quando são diagnosticados vários casos da doença, em qualquer cidade, um carro fumacê é enviado para espalhar o inseticida.

No próximo dia 18 será comemorado o Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue. No Paraná, as prefeituras vão elaborar ações de conscientização que incluem a distribuição de folders. ?Um dos temas é: Não esqueça: a dengue se combate todos os dias?, explica Silvio. 

Voltar ao topo