Monitoramento reduz ocorrências em 62%

O número de ocorrências policiais registradas em áreas monitoradas por câmeras de vídeo instaladas pela Prefeitura de Curitiba diminuiu em 62,2% na comparação entre os meses de abril de 2008 e abril de 2009. As 42 câmeras instaladas em ruas centrais e no setor histórico da cidade registraram 98 ocorrências em abril de 2008.

Em abril deste ano, as ocorrências baixaram para 37. As câmeras são monitoradas pelo Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico de Curitiba (Cimec), na praça Osório, entregue pelo prefeito Beto Richa reformado e modernizado, em 29 de março de 2008.

“A região central ficou mais segura com a redução do índice de criminalidade nas áreas monitoradas. Isso dá mais segurança para a comunidade, para comerciantes e pessoas que circulam na região central”, afirma o secretário da Defesa Social, Itamar dos Santos. “Diminuíram aqueles crimes que mais incomodam a população, como assaltos, pequenos furtos, agressões e o uso de drogas.”

A análise do número de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal ou pela Polícia Militar, a partir das imagens captadas pelas câmeras, mostra que há uma redução sistemática da criminalidade, em geral nas áreas vigiadas. Comparando-se os meses de maio, foram 52 atendimentos no ano passado contra 40 em 2009.

Além das novas câmeras, a Prefeitura promoveu, desde 2005, diversas ações para melhorar a segurança, principalmente na região central da cidade. Foi reforçada a iluminação de ruas e praças, foram construídas novas unidades de atendimento da Guarda Municipal e Núcleos de Proteção ao Cidadão, que são entregues à Policia Militar.

“É um pacote de ações para revitalizar o centro da cidade, que já podemos notar que está mais movimentado, com a presença maior de famílias curitibanas e de turistas, nos mais variados horários”, diz o prefeito Beto Richa.

Voltar ao topo