Mais câmeras serão instaladas no Centro

O prefeito Beto Richa recebeu nesta quinta-feira (8) um grupo de empresários que doou à Prefeitura de Curitiba câmeras de vídeo para ampliar o monitoramento das ruas centrais. A doação faz parte do plano de parceria social, entre o Município e a iniciativa privada, para contribuir com a segurança pública da cidade. Com os novos equipamentos, a Central Integrada de Monitoramento Eletrônico de Curitiba (Cimec) passa a operar 41 câmeras na região central.

“É uma visão de parceria público-privada, com vantagens reais para quem se dispõe a participar e a colaborar com a administração municipal”, disse Richa. “Quem ganha com esta iniciativa são os curitibanos, que passarão a contar com mais segurança nas ruas do Centro da cidade”.

As câmeras foram doadas pelo Condomínio Evolution Towers Center e pelo Colégio Dom Bosco. A doação faz parte do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas, sancionada em 2006. O programa tem como base a lei federal das PPPs (Lei 11079/04), com adaptações que tornam viáveis os investimentos locais. As novas câmeras foram instaladas no fim do ano passado, na Avenida Cândido de Abreu, esquina com Inácio Lustosa, e nas ruas Brigadeiro Franco e Comendador Araújo.

O diretor do grupo educacional Dom Bosco, Durval Antunes Filho, disse que o investimento faz parte do processo de responsabilidade social do grupo. “Fomos os primeiros a abraçar esta iniciativa. Além de garantir mais segurança aos nossos estudantes e funcionários, a instituição também tem um compromisso com a sociedade, que é promover a cidadania”, disse. “Melhorando a segurança no entorno da instituição, também estaremos beneficiando a população como um todo”.

A mesma iniciativa também atraiu investidores sociais, como o condomínio empresarial Evolution Towers Center, que procurou a Prefeitura para aderir ao programa de parceria. “A administração do condomínio ficou satisfeita de encabeçar este projeto, uma proposta inovadora da Prefeitura de Curitiba. Ganha o condomínio e a cidade, que começa a unir esforços para melhorar a segurança do cidadão”, disse o representante do empreendimento, Roberto Pimenta.

Em contrapartida à doação dos equipamentos de segurança pela iniciativa privada, a Prefeitura de Curitiba se responsabiliza pelo processo de instalação das câmeras, que requer tecnologia de ponta e profissionais capacitados para o bom resultado do monitoramento.

Central

Em março de 2008, o prefeito Beto Richa inaugurou a nova central de monitoramento eletrônico, na praça Osório, para gerenciar o sistema de câmeras de vídeo na região central. Maior e mais moderna, a central passou a abrigar novos equipamentos. Além das 14 câmeras na rua XV, mais 22 foram instaladas no Setor Histórico e nas principais ruas da região. “As câmeras dão agilidade à Guarda Municipal e aumentam a segurança da população”, diz o secretário da Defesa Social de Curitiba, coronel Itamar dos Santos.

Desde a sua instalação, em março de 2008, as câmeras de segurança da região central e os seis equipamentos instalados no Parque Barigüi, registraram 1.253 ocorrências, que resultaram em 160 prisões. A região central teve o maior número de ocorrências, 1.180. As câmeras do Parque Barigüi registraram 50 ocorrências.

Além das novas câmeras, a Prefeitura promoveu, desde 2005, diversas ações para melhorar a segurança na região central da cidade. As ações vão do reforço da iluminação em ruas e praças, até a construção de novas unidades de atendimento da Guarda Municipal e da Policia Militar, para complementar a segurança no Centro.

“É um pacote de ações que contemplou a segurança e a revitaliza&ccedil,;ão do centro da cidade. O Centro, hoje, está mais movimentado, com a presença maior de curitibanos e de turistas, nos mais variados horários”, diz o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos. “Em quatro anos, a Defesa Social em Curitiba recebeu investimentos de mais de R$ 27 milhões, para colaborar com a segurança da população”.

O pacote de ações faz parte do projeto Marco Zero, que também incluiu obras de revitalização no Centro. Entre elas, obras de infra-estrutura, iluminação, revitalização de praças e restauração prédios históricos, como a Capela Santa Maria e o antigo Paço Municipal, na praça Generoso Marques.

Confira a localização das 41 câmeras instaladas em 2008

Dr. Muricy (duas), Avenida Marechal Floriano Peixoto, Rua Barão do Rio Branco, Rua Marechal Deodoro (duas),Rua Mariano Torres, Praça Tiradentes (três), Praça José Borges de Macedo, Rua Riachuelo (duas), Rua Tobias de Macedo, Rua Carlos Cavalcanti, Rua Brigadeiro Franco, Rua Comendador Araújo, Avenida Cândido de Abreu, Praça Garibaldi (duas), Ruínas de São Francisco, Rua Barão do Serro Azul, Largo da Ordem (duas), Rua Saldanha Marinho, Terminal Guadalupe (duas), Rua XV (14 câmeras).