Hospital em Guaraqueçaba está com obras paralisadas

As obras do Hospital de Guaraqueçaba (Hospital Dr. Walace de Mello e Silva), no litoral do Paraná, estão paralisadas há um ano e oito meses e não há previsão de reinício. Por conta disso, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná enviou um ofício, ontem, à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) solicitando explicações sobre o caso. A comissão quer saber porque as obras pararam, quando serão retomadas e se será necessária a demolição do que já foi construído.

O presidente da comissão, deputado Ney Leprevost (PP), relatou que vários moradores do município o procuraram esta semana e relataram uma situação preocupante.

“Eles disseram que o local já está até servindo como estábulo para cavalos”, afirmou o deputado. Segundo os moradores, além do fato de a construção estar abandonada, são visíveis rachaduras e infiltrações. Leprevost disse também que um dos moradores relatou que ouviu boatos de que parte da obra que já está feita teria que ser derrubada. “Precisamos confirmar todas essas informações com a secretaria e, se for isso mesmo, queremos saber o porquê deste desperdício de dinheiro”, argumentou o parlamentar.

A Sesa repassou poucas informações sobre o hospital, dizendo que 40% da obra foi concluída e que o restante ainda depende de uma nova licitação, e informou que é a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) que está cuidando do caso.

A Seop, por sua vez, esclareceu que metade da obra já foi concluída e não 40% – e que os trabalhos foram paralisados em função de um problema judicial com a empresa que estava construindo o hospital.

Segundo a Seop, como apenas uma empresa participou da licitação, ela acabou não sendo homologada pelo governador, sob a alegação de não ter havido competitividade.

A empresa entrou com um recurso na Justiça e, independentemente de ter sido julgado ou não este recurso, já foi autorizado que a Seop continue dando os encaminhamentos necessários para que a nova licitação seja feita. Porém, ainda não há previsão para isso.