Governo entrega mais 430 veículos para unidades da Polícia Civil no Paraná

Segundo Delazari, a aquisição dos automóveis foi feita com dinheiro do Tesouro Estadual. Conforme o secretário, de agora em diante, os veículos que precisarem de manutenção, serão substituídos por outros, locados, apenas pelo período de manutenção. ?É um novo sistema que faz com que os policiais não fiquem sem as viaturas?, destacou Delazari.

MANUTENÇÃO ? O governador ainda lembrou que as 30 viaturas modelo Logan, da Renault, não terão problemas quando precisarem de manutenção. ?A licitação dos veículos Logan foi feita com a manutenção incluída. Caso os veículos precisem de reparos, eles vão direto para fábrica. É a primeira vez que se faz isso no Brasil?, explicou Requião.

Para o delegado-geral, Jorge Azôr Pinto, a instituição está agradecida pelo trabalho realizado por este governo na área de Segurança Pública. ?Esta entrega é mais um motivo de satisfação para a Polícia Civil. Temos recebido apoio muito grande na Segurança Pública. É um apoio efetivo com o reequipamento das polícias e o investimento na capacitação dos policiais ?, disse.

Desde 2003, quando a atual administração assumiu o Governo do Estado, já foram compradas cerca de 4 mil automóveis para as polícias Civil e Militar. Foi promovido verdadeiro processo de reequipamento e reposição de veículos velhos e obsoletos, para que os policiais pudessem trabalhar e atender as ocorrências sem restrições de infra-estrutura. De 2003 para 2006, foram compradas ainda cerca de 12 mil armas, 17 mil coletes balísticos e foram investidos mais de R$ 12,6 milhões em construções e reformas em unidades policiais como quartéis e delegacias.

RASTREAMENTO ? Durante a solenidade de entrega das viaturas, o governador e o secretário da Segurança Pública anunciaram que, a partir de 2008, o governo do Paraná inicia a implantação de novo sistema nos veículos policiais de todo estado, que os rastreará a qualquer hora e em qualquer lugar. ?A partir de janeiro, as viaturas começam a circular com um chip de localização. Poderemos acompanhar todo trabalho policial pela tela do computador. Não tenho dúvidas de que o trabalho policial vai melhorar muito?, explicou Requião.

De acordo com Delazari, os chips já estão em fase de licitação e a medida começará a ser adotada em janeiro. ?Já está em fase de licitação. Será quase R$ 1 milhão investido numa tecnologia que possibilitará melhora muito grande no trabalho policial?, afirmou Delazari. A Secretaria da Segurança está adquirindo um primeiro lote de 300 chips rastreadores, que possibilitará um acompanhamento diário do roteiro realizado pelos carros policiais.

?Todo roteiro feito pelas viaturas ficará gravado por um software e será acompanhado diariamente?, explicou o secretário. Para o governador, a nova tecnologia beneficiará muito a população. ?Por exemplo, saberemos exatamente o ponto em que a viatura do Projeto Povo está, o que causará maior dinâmica no trabalho do projeto?, ressaltou o governador.

Voltar ao topo