Frequentadores de Santuário fazem plantão em presépio

Os frequentadores do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória, estão se revezando em plantões noturnos para garantir que o presépio montado em frente à igreja permaneça intacto até o dia 6 de janeiro. A ideia de manter turnos de guarda foi do padre Primo, que pediu a ajuda dos fiéis em uma das tradicionais novenas celebradas às quartas-feiras.

São cerca de 20 voluntários que se dividem no trabalho. “Tivemos apenas uma tentativa de furto de uma ovelha, mas no ano retrasado, e desta vez é mais por precaução mesmo. São 16 peças em tamanho natural, foram caras, vieram de São Paulo. É um zelo pelo trabalho”, explica o padre.

Apesar de parecer estranho passar a noite ao relento por opção e não obrigação, para quem se colocou à disposição, tudo mais parece uma brincadeira, além de ser uma demonstração de devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. “Tenho recebido muitas bênçãos e graças, e não que isso que faço seja apenas um agradecimento, mas tenho que dar um pouco de mim para Santa e praticar a humanidade também”, conta Simião.

Vigilante por profissão, ele se vê em vantagem perante os demais voluntários. O fato de estar acostumado a passar a noite em claro ajuda na hora de se manter alerta em meio ao presépio. E ficar de plantão na porta do santuário tem sido muito mais fácil e prazeroso para ele que na hora de cumprir o horário na empresa. “Me sinto tão bem quando estou lá, é muito gostoso. Leio, rezo, faço um lanchinho gostoso e a noite passa rápido”, conta Simião.

Mesmo com tantos voluntários já cadastrados, o padre Primo pede mais participações para que na festa de fim de ano o presépio não fique sem proteção. “É só ligar no Santuário ou vir até aqui”, pede.

Voltar ao topo