Forte calor não dá trégua ao Sul do País

Enquanto em Santa Catarina muitas pessoas lotaram as praias para se refrescar do calor que chegou a quase 34 graus na grande Florianópolis, no Rio Grande do Sul foi a chuva que não deu trégua, provocando alagamentos e deixando muitos desabrigados. No Paraná o dia foi de tempo abafado com chuvas isoladas em algumas regiões. Em Curitiba as temperaturas chegaram próximo de 26 graus.

O forte aquecimento, associado à umidade elevada em grande parte do Sul do País, favorece as áreas de instabilidade nas diversas regiões do Paraná. As chuvas aconteceram, de forma isolada e com curta duração, à tarde e à noite. Mas o que predominou mesmo foi o calor. As temperaturas mais altas foram registradas nas regiões de Maringá e Foz do Iguaçu, com termômetros variando entre 30 e 33 graus. A previsão é que as temperaturas continuem altas durante toda a semana.

Já no Rio Grande do Sul as chuvas castigam desde sexta-feira. Duas pessoas morreram em Erechim devido aos alagamentos. Ontem, a região mais atingida foi o litoral. As cidades de Mariana Pimentel e Sertão Santana ficaram ilhadas. As pontes de acesso aos municípios caíram por causa das cheias dos arroios e riachos.

Sem refresco

Mesmo com o verão quase chegando ao fim, a onda de calor registrada em Santa Catarina, desde a semana passada, levou muitas pessoas às praias ontem. Foi a única alternativa para se refrescar do calor que, durante vários dias, superou os 34 graus e, aliado à umidade do ar, bastante elevada, a sensação térmica era de 40 graus.

Voltar ao topo