Coleta

Estoques nos bancos de leite estão baixos

Os bancos de leite humano em Curitiba necessitam de uma maior quantidade de doadoras. Nos hospitais Evangélico e de Clínicas (HC), os estoques estão baixos, gerando dificuldade para atender os bebês internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e na Pediatria.

No Evangélico, existem 42 doadoras ativas, que produzem cerca de 82 litros de leite ao mês. A necessidade da UTI local gira em torno de 65 litros/mês. Em março, a entidade conseguiu atender apenas 36,7% de sua demanda.

“Este ano, de todo leite que coletamos, descartamos 43%. Isso acontece porque pode haver contaminação no momento da coleta e do armazenamento. Também pode acontecer acondicionamento incorreto ou descarte devido a características da flora bacteriana materna”, diz a nutricionista e coordenadora do banco de leite humano do Evangélico, Luciana Holzbach.

No HC, cujo banco de leite começou a funcionar em 1978, são realizadas campanhas constantes para atrair novas doadoras. No local, são necessários pelo menos entre 180 e 200 litros de leite /mês. 

“Trabalhamos com mulheres que têm bebês e estão amamentando. Muitas têm leite em excesso, mas por falta de informação acabam descartando-o ao invés de doá-lo”, conta a enfermeira-chefe do banco de leite da instituição, Maria Celestina Grazziotin.

As mães que produzem mais leite do que o seu bebê consegue mamar precisam esgotar as mamas para evitar mastite, uma inflamação das glândulas mamárias. Tanto o HC quanto o Evangélico realizam visitas domiciliares para coleta de leite.

O horário de funcionamento do banco de leite humano do HC é de segunda a sexta, das 7h às 18h. Mais informações: (41) 3360-1867. Já o banco do Evangélico funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h30, e faz cadastro de doadoras pelo telefone (41) 3240-5117.

Voltar ao topo