Universidade

Estão abertas as inscrições para o vestibular da UFPR

Candidatos a uma vaga na Universidade Federal do Paraná (UFPR) já podem se inscrever para o vestibular. Até dia 15 do mês que vem, os estudantes devem entrar no site do Núcleo de Concursos da instituição (www.nc.ufpr.br) para fazer a inscrição. O valor da taxa é de R$ 72. Os candidatos que comprovarem não ter condições de pagar o valor podem solicitar a isenção até sexta-feira.

A abertura oficial do período de inscrições aconteceu ontem, durante a Feira UFPR Cursos e Profissões, promovida no campus Jardim Botânico para atender a comunidade com explicações sobre os cursos disponíveis na instituição.

As provas da primeira fase do vestibular estão marcadas para 16 de novembro e avaliam conhecimentos gerais do candidato. Os aprovados passam para a segunda fase, nos dias 7 e 8 de dezembro, com provas de compreensão e produção de textos, além das específicas.

São mais de 5,2 mil vagas ofertadas, 27% a mais que no ano passado, ampliação que faz parte do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas Federais (Reuni). Do total de vagas, 20% são reservadas para alunos que cursaram todo o ensino fundamental e médio em escola pública e outros 20% para candidatos negros. A UFPR reservará ainda uma vaga extra em cada um dos cursos para portadores de deficiência.

Cursos técnicos

Até 15 de setembro também estão abertas as inscrições para a Escola Técnica da UFPR, com taxa de inscrição de R$ 35. A data da prova é 16 de novembro. Contabilidade, enfermagem, higiene dental, massoterapia, prótese dentária e radiologia são os cursos que exigem ensino médio completo. Para quem concluiu o ensino fundamental, as opções são contabilidade e informática, ambos com ensino médio integrado.

Confira a lista de livros

A lista com as dez obras literárias que podem ser cobradas no vestibular são: Romanceiro da inconfidência (Cecília Meireles); Muitas vozes (Ferreira Gullar); Dom Casmurro (Machado de Assis); São Bernardo (Graciliano Ramos); Memórias de um sargento de milícias (Manuel Antônio de Almeida); Como e por que sou romancista (José de Alencar); Leão-de-chácara (João Antônio); Felicidade clandestina (Clarice Lispector); O pagador de promessas (Dias Gomes) e O santo e a porca (Ariano Suassuna).