Estado levará gratuidade de documentos ao interior

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, padre Roque Zimmermann, anunciou ontem na abertura do Dia de Ação Global, que a secretaria criará mecanismos para que pessoas carentes possam fazer documentos gratuitamente em vários postos de atendimento em todo Paraná. A expedição de documentos sem custo foi uma das ações que aconteceram ontem no Sesi Boqueirão, em Curitiba, e nas cidades de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava e Cascavel. “Vamos estender o que está acontecendo aqui para todo o Paraná, todos os dias. Os postos da secretaria e até as sedes do Banco Social servirão para isso”, declarou o secretário.

Zimmermann destacou a importância de eventos como o de ontem, principalmente pela necessidade da população mais carentes. As filas em volta do Sesi eram enormes, todos procuravam diversos serviços oferecidos por voluntários, município e Estado. “Isto é cidadania de verdade. Mesmo assim nós notamos que quanto mais se faz, tanto mais tem que ser feito. Temos que apostar na inteligência, na capacidade e na criatividade do povo paranaense para construirmos um Estado melhor”, destacou o secretário.

Analfabetismo

O prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi (PFL), abriu o evento reforçando a luta da cidade contra o analfabetismo. “É importante que a população tenha acesso aos serviços essenciais. Aproveito o momento para conclamar todos a colocar Curitiba novamente na vanguarda. Queremos acabar com o analfabetismo na cidade. Para isso precisamos que cada um que conhece um analfabeto o indique e o convença a estudar”, afirmou, destacando a criação do programa Mutirão das Letras, que visa a erradicar o analfabetismo da capital. Para o presidente a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, José Carlos Gomes de Carvalho, a educação também deve ser destacada. “Um convênio do Sesi com o Ministério da Educação fará com que nós fiquemos responsáveis por alfabetizar 2 milhões de brasileiros. Responsabilidade social é estar perto do cidadão. Hoje estamos na festa da cidadania”, exclamou.

Uniões

A Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR) através do Instituto de Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen) realizou cerca de quatrocentos casamentos no Paraná, ontem, durante o Ação Global. Na capital, o casamento coletivo teve 174 casais. O primeiro deles foi entre o militar Leandro Levandoski, 21 anos, e a vendedora Patrícia Vitalino, 23 anos. O prefeito Taniguchi e a primeira-dama Mariana foram testemunhas do casamento. “Se não fosse o Ação Global nós não estaríamos casando hoje”, revelou Patrícia. “Tínhamos marcado mas só para o ano que vem”, concluiu o noivo.

O Dia de Ação Global é promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e tem o apoio da Rede Globo de Televisão.

Voltar ao topo