Sem erro

‘Teles’ garantem atualização certa do horário de verão

Imagem ilustrativa. Foto: Raquel Tannuri Santana
Imagem ilustrativa. Foto: Raquel Tannuri Santana

Depois de deixarem – por duas vezes – milhares de usuários de smartphones totalmente confusos com o horário em todo o Brasil, as operadoras de telefonia se posicionaram por meio do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil). No comunicado, publicado na última quarta-feira (31), as empresas atribuíram a aplicativos externos as falhas na alteração dos relógios dos aparelhos, que – por duas semanas consecutivas – fizeram muita gente pular da cama antes da hora.

O primeiro “bugue” aconteceu no mês passado, na noite de domingo (14), quando smartphones operados pela TIM adiantaram o horário, sozinhos, em uma hora. Uma semana depois, no dia 21, o mesmo problema foi registrado em celulares das operadoras Vivo, Claro e Oi. Em ambas as ocasiões, as empresas lamentaram o incidente e atribuíram o problema à automatização dos sistemas, que estavam programados para alterar os horários de acordo com a data dos últimos anos. A confusão aconteceu porque, para 2018, o Governo Federal mudou por três vezes a data oficial de início do sistema por conta do período eleitoral.

+ Tribuna do Consumidor: Bronca com horário de verão

Com a confirmação de início do horário de verão neste domingo (03), as operadoras se pronunciaram na semana passada para explicar o que aconteceu em outubro e também para “garantir” que “dessa vez vai”. Em nota publicada por meio da Agência Brasil, o Sinditelebrasil explicou que “a alteração do relógio no último dia 21 não ocorreu nas plataformas de rede das operadoras, e sim em aplicativos externos instalados nos aparelhos, fora do domínio de controle dessas operadoras. A entidade reforçou que o horário das plataformas de rede e serviços segue o calendário oficial e que há monitoramento online nos dias de mudança para garantir que a alteração da hora ocorra conforme o esperado.”

No fim das contas, o que vale é o ditado que diz que: “às de três é de vez”. E caso à meia noite deste sábado seu celular adiante em uma hora, não se assuste, é que o horário de verão vai, de fato, começar.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

É hoje! Horário de verão passa a valer no Paraná e em outros 10 estados