Delegado da Receita Federal em Foz prepara equipe

Há duas semanas no cargo, o novo delegado da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Rafael Rodrigues Dolzan, começa a preparar a equipe para o trabalho reforçado no combate ao contrabando e ao descaminho na região da fronteira com o Paraguai, em época de Natal.

“Temos várias estratégias planejadas para o fim do ano, quando o movimento aumenta na Ponte da Amizade. Entre elas, fazemos períodos de barreira fixa, que praticamente cessa o fluxo de contrabando, e operações surpresa”, conta o delegado.

Ele garante que o reforço de helicópteros e a frota de veículos completa são fatores essenciais que contribuirão para o sucesso da operação de fim de ano. Com a entrada de novos servidores através de concurso público, a unidade agora conta com 300 efetivos e 400 terceirizados, e ainda recebe apoio de servidores de outras unidades durante as operações especiais.

A delegacia da receita em Foz, apesar de também tratar de tributos internos, foca 70% da força de trabalho no controle aduaneiro e o novo delegado defende a parceria com as forças policiais. “Só assim para consolidar a posição do Estado na fronteira. As operações conjuntas são capazes de fazer frente a esses crimes”, afirma.

Dolzan já foi chefe da equipe de combate ao contrabando e descaminho e do time de controle aduaneiro. Nos últimos três anos e meio, foi delegado adjunto e conheceu de perto a atividade que hoje exerce.

Por esse motivo, pretende continuar o trabalho que já era feito e implementar novidades. Outra preocupação é com os servidores. “Eles precisam de valorização para se sentirem estimulados”, frisa.