Curva do Tomate sai do cardápio dos curitibanos

Um outdoor instalado na esquina avisa: “A Curva do Tomate vai sair do seu cardápio”. E não vai demorar para que isso aconteça. No final de dezembro, com a conclusão de um pacote de obras que está sendo executado pela Prefeitura de Curitiba, o histórico do local que ganhou esse nome depois de um acidente com um caminhão carregado com tomates ficará para trás. O pacote incluiu a construção de um viaduto, a ampliação de outro já existente, além da criação de vias marginais e de acesso.

Atualmente, os motoristas que trafegam no sentido Curitiba-São José dos Pinhais usam a Rua Eduardo Victor Piechnik para passar pelo viaduto da Avenida Senador Salgado Filho. Quem faz o trajeto em sentido contrário usa provisoriamente o novo viaduto feito pela Prefeitura. Tudo isso vai mudar assim que a ampliação do viaduto do lado esquerdo, interditado para as obras, ficar pronto. Quem sair de Curitiba seguirá pela Comendador Franco até São José dos Pinhais. Quem vem do lado oposto também seguirá em linha reta pelo viaduto ampliado. O antigo viaduto da Salgado Filho só precisará ser usado para quem já está naquela avenida.

Não é apenas o tráfego sobre os viadutos que vai mudar. A Rua Eduardo Victor Piechnik, que recebia o tráfego pesado em uma única direção, passará a ter mão dupla. No entanto, os veículos não poderão cruzar a Comendador Franco por ela. Nem pela paralela José Fernandes Alves. Será necessário usar uma marginal que passa por baixo dos dois viadutos. Essa marginal dará acesso ao retorno para Curitiba pela própria Comendador ou para a Avenida do Linhão, tanto no sentido Boqueirão como Cajuru.

Outro detalhe é a retirada do canteiro da esquina da Salgado Filho com a Eduardo Piechnik. Hoje quem vem da Salgado Filho precisa dar a preferência aos que saem da Comendador Franco e é preciso ter paciência até conseguir seguir adiante. Não será mais assim. Sem aquele canteiro, os veículos da Salgado Filho terão a preferência e seguirão direto até o viaduto. “Vamos implantar essas mudanças e acompanhar o que acontece na prática”, explicou o supervisor de implantação do Ippuc, Edson Seidel. Ele informou, ainda, que o viaduto da Salgado Filho, que por cerca de 30 anos recebeu grande fluxo de veículos, será revisado.

O projeto que está sendo executado na Avenida Comendador Franco foi feito em 1999, num investimento feito pela Prefeitura de cerca de R$ 13 milhões. Há duas semanas, foi executada a concretagem da laje superior do viaduto esquerdo. Segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas todos os serviços serão concluídos em dezembro.

Quem mora e trabalha nas proximidades acompanha os trabalhos com um misto de curiosidade e alívio. “O barulho vai diminuir bastante aqui”, disse o cabeleireiro Mansur Saade, de 50 anos, que tem um salão bem na esquina da Eduardo Victor Piechnik. Os donos da loja Antigüidades, Alfeu e Marli de Amorim, que também moram na Eduardo Piechnik há 11 anos, viram muitos acidentes por ali. “Uns cinco carros já bateram no meu muro e vi gente morrer na frente da minha casa”, lembra Marli. “O trânsito agora vai ficar bem melhor.”

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