No Paraná

Abertas as inscrições para 11 mil vagas em cursos técnicos e especializações gratuitos

Cursos englobam diversos eixos tecnológicos, de ambiente e saúde à produção cultural e design, passando por informação e comunicação, gestão e negócios, infraestrutura, entre outros. Foto: Divulgação/AEN

Estão abertas as inscrições para 11 mil vagas em 43 cursos técnicos e três de especialização, todos gratuitos, distribuídos em 137 instituições de ensino de 73 cidades do Paraná, todos com início no segundo semestre.

 

Os técnicos englobam diversos eixos tecnológicos, de ambiente e saúde à produção cultural e design, passando por informação e comunicação, gestão e negócios, infraestrutura, entre outros. A lista completa está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação.

Os cursos são ofertados nas formas subsequente e Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Modalidades

Os cursos subsequentes ao Ensino Médio são destinados a estudantes que já concluíram essa etapa de ensino. A duração varia de um a dois anos. Os cursos na modalidade Proeja, que duram três anos, têm como público-alvo alunos com mais de 18 anos que concluíram o Ensino Fundamental (8° e 9° anos) e querem fazer o Ensino Médio com uma habilitação técnica junto.

As especializações, por sua vez, são nas áreas de Enfermagem do Trabalho, Saúde do Idoso e Gestão de Resíduos, voltadas àqueles que já concluíram o Curso Técnico em Enfermagem ou Técnico em Química, respectivamente, e desejam aprofundar seus conhecimentos. A duração é de um a dois semestres.

+Leia também: Homem pendurado em fiação de luz deixa bairro inteiro sem energia em Curitiba

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até 19 de junho, diretamente nas instituições que ofertam o curso pretendido. O interessado deve entregar a Ficha de Inscrição e a Ficha de Pontuação preenchidas, fotocópia e original do RG e CPF; fotocópia e original do histórico escolar ou declaração de conclusão de curso/ensino; declaração emitida pela instituição de ensino para aluno bolsista da rede privada; termo de ciência do estágio obrigatório preenchido, quando existir estágio no curso; comprovante de renda familiar e declaração de vacinação, para alunos até 18 anos.

A abertura de turmas e a matrícula serão efetivadas somente se houver o número mínimo de 35 interessados ao final do processo classificador. As aulas começam em 29 de julho.

Cheia de dívidas, tradicional autoescola fecha e deixa alunos na mão em Curitiba

Voltar ao topo