Curitiba inicia 2ª fase da pesquisa nacional de saúde bucal

Começará nesta quarta-feira (18) em Curitiba a segunda fase da quarta pesquisa nacional de saúde bucal – a SB Brasil 2010. Até 1º de setembro, inclusive nos fins de semana, oito duplas de pesquisadores percorrerão casas e apartamentos de 17 setores da cidade para completar as 1,5 mil entrevistas iniciadas em abril. Com o resultado, será traçado o perfil sócioeconomico e de saúde bucal dos brasileiros a partir da realidade curitibana.

Serão entrevistados 107 moradores dos bairros Rebouças, Bigorrilho, Batel e Cabral, na Regional Matriz; Vila Clarice e Parolim, na Regional Portão; Xaxim e Boqueirão, na Regional Boqueirão; Cajuru, no Cajuru; Nossa Senhora da Luz, na CIC; e Tatuquara, no Pinheirinho – o número necessário de abordagens para concluir a amostra.

“É muito importante que os responsáveis pelos domicílios recebam nossos pesquisadores para chegarmos ao retrato fiel da saúde bucal na nossa cidade”, frisa a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Saúde Bucal, Ana Cristina Allegretti, os pesquisadores estarão usando jaleco branco com a logomarca da Prefeitura, crachá de identificação individual e boné e bolsa verde do SB Brasil 2010.

Avaliação

Os pesquisadores abordarão 102 adultos de 35 a 44 anos, três adolescentes de 15 a 19 anos e duas crianças de 5 anos. Crianças somente poderão ser avaliadas nos domicílios onde houver pelo menos um adulto.

“Sem isso, o exame e a entrevista precisarão ser transferidos para o momento em que o responsável estiver presente”, explica a coordenadora. Além desses grupos, na primeira etapa a pesquisa recolheu informações sobre os segmentos 12 anos e de idosos a partir dos 65 anos.

Durante cerca de 20 minutos, os participantes da amostra serão submetidos a exame clínico da boca com materiais individuais e estéreis, além de responder a um questionário.

O exame é indolor e consistirá na verificação da ocorrência de cárie, fluorose, câncer e doenças da gengiva, além das chamadas condições de oclusão (características da mordida e posicionamento dos dentes). Já o questionário, além de situar sócio-economicamente cada representante da amostra, servirá para avaliar o entendimento referente a saúde bucal.