Curitiba deve participar de projeto da OMS

Curitiba está sendo convidada a aderir ao Projeto Mundial sobre Prevenção de Lesões no Trânsito e Segurança Viária, desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ontem, uma comissão intersetorial dos ministérios da Saúde, Cidades e Transporte e das secretarias da Presidência da República, de Direitos Humanos e Antidrogas apresentou a iniciativa a integrantes de várias entidades municipais e estaduais, na sede da Urbs (Urbanização de Curitiba S.A).

“O Brasil está em quinto lugar no mundo em mortes por acidentes de trânsito. O projeto visa a prevenção deste problema através da realização de ações de educação e mudanças de comportamento. Se Curitiba aderir à iniciativa, vamos construir uma linha de base e estudar o que deve ser realizado na cidade. Sabemos que a capital paranaense já tem diversas iniciativas que visam a melhoria do trânsito. Por isso, vamos estudar como potencializá-las e o que precisa ser melhorado”, disse a coordenadora da área de prevenção de violência e acidentes do Ministério da Saúde, Marta Silva.

As ações do projeto serão desenvolvidas nos próximos cinco anos. Para o Brasil, até 2015, a OMS deve destinar cerca de US$ 3 milhões. Segundo o presidente da Urbs, Marcos Isfer, é bastante provável que Curitiba aceite o convite para participar do projeto, o que deve ser feito até o próximo mês.

Voltar ao topo