As vendas do comércio paranaense tiveram crescimento de 4,3% em janeiro de 2023 na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

continua após a publicidade

Os setores com melhores desempenhos no primeiro mês do ano foram livrarias e papelarias (19,75%), concessionárias de veículos (15,04%), combustíveis (13,84%) e óticas, cine-foto-som (11,88%). Por outro lado, as lojas de farmácias e materiais de construção apresentaram quedas nas vendas, de 20,25% e 5,24%, respectivamente.

Na comparação com dezembro, diante do grande volume das vendas de Natal e fim de ano, o varejo paranaense mostrou redução habitual, na proporção de 16,54% em praticamente todos os segmentos. As exceções foram materiais de construção, cujas vendas aumentaram 8,01%, e autopeças, com alta de 6,67%.

+Leia mais! VÍDEO: Câmera flagra carreta sem freio em área de escape da BR-376

continua após a publicidade

O ano começou melhor para os varejistas da região Sudoeste, onde verificou-se elevação de 10,54% nas vendas, com destaque para os ramos de materiais de construção (22,53%) e concessionárias de veículos (21,47%). Em Curitiba e Região Metropolitana o faturamento do comércio cresceu 7,85% na comparação com janeiro de 2022.

Em Maringá a alta foi de 5,64%; em Ponta Grossa houve crescimento de 4,66% e na região Oeste as vendas foram 2,95% maiores. Somente Londrina apresentou redução nas vendas de 3,7%.

Você já viu essas?

Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.



continua após a publicidade